Como ser aprovado no ENCCEJA

Facebook
Twitter
LinkedIn

Primeiramente, para você saber como ser aprovado no Encceja, você precisa entender como funciona o exame. O Encceja acontece todos os anos, e em 2023 você terá, mais uma vez, a oportunidade de terminar os seus estudos em um dia de forma fácil.

Como funciona o Encceja?

As disciplinas são diferentes para o Encceja Ensino Fundamental e Encceja Ensino Médio:

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

(Para fazer a prova: no mínimo 15 anos completos no dia da prova)

Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Para fazer a prova: no mínimo 18 anos completo no dia da prova) 

Vale ressaltar que, caso você não tenha concluído o ensino fundamental e médio, basta realizar a prova Encceja Ensino Médio para ter o seu diploma que certificará o término dos seus estudos!

Como ser aprovado? 

Para ser aprovado no Encceja, tanto para a prova Encceja Ensino Fundamental, como para Encceja Ensino Médio, você precisa obter a nota mínima de 100 pontos em cada uma das disciplinas. Lembrando que você precisa obter a nota mínima de 5 pontos na redação.

Caso já tenha realizado o Encceja e não tenha conseguido atingir essa nota em todas as disciplinas, você pode solicitar o certificado de proficiência/parcial  naquelas que você atingiu a nota mínima. O Encceja é uma avaliação anual então, no próximo ano, você consegue fazer as disciplinas pendentes e, assim, ter a certificação completa. 

Tanto para os que concluíram quanto para os que conseguiram apenas de forma parcial, devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação para realizar o processo necessário para a emissão de seu certificado. 

Como saber se fui aprovado no Encceja?

Para computação da nota no Encceja é usado o método TRI (Teoria de Resposta do Item), o mesmo método utilizado na correção do Enem. Ele funciona como um algoritmo que atribui nota para cada questão da prova de acordo com seu nível de dificuldade.

  • Fácil: maior nível de acertos
  • Médio: razoavelmente acertadas
  • Difícil: menor número de acertos

Sendo assim, o cartão-resposta de cada candidato passa por uma leitura óptica, assim, é traçado um padrão de erros e acertos dos participantes, dessa forma, é possível até a captação de possíveis “chutes”.

Dessa forma, mesmo que você tenha acertado várias questões se, dentro dessas estiverem as questões de nível difícil, e errado a maior parte das questões de nível fácil, você recebe uma nota baixa. Isso acontece porque o algoritmo percebe uma incoerência

O que fazer com a nota Encceja?

O certificado Encceja tem a mesma validade que o diploma emitido pelas escolas de ensino regular. Se você realizou o Encceja Ensino Fundamental, você pode dar continuidade nos estudos com ensino médio e fazer um curso técnico, caso queira ingressar no mercado de trabalho. 

Os que realizaram o Encceja Ensino Médio podem fazer uma graduação. O governo oferece programas para os alunos com boa nota no ENEM. Por isso, é muito comum alunos fazerem o ENCCEJA e depois o ENEM. 

Exemplos de programas governamentais: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

More to explorer

supletivo presencial ou online

Como terminar os estudos no Brasil

Se você deseja concluir o ensino fundamental ou médio e pensa em oportunidades rápidas e acessíveis, o Encceja (Exame Nacional para Certificação

Quando sai o resultado do ENEM 2024?

O ENEM passou e agora vem aquela parte difícil: esperar o resultado! Depois de todo o esforço e dedicação, é normal ficar

SIGA-NOS