Dicas pra salvar sua redação do Encceja

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você está se preparando para o Encceja, já deve saber que a redação é uma parte fundamental da prova. Muitas vezes, ela é vista como um desafio, mas não precisa ser assim! Com algumas estratégias simples, você pode garantir uma ótima pontuação. 

Aqui vão algumas dicas essenciais que vão salvar a sua redação do Encceja.

Estruture a redação em quatro parágrafos

Toda redação deve ter três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento, é ideal dividir seu argumento em dois parágrafos. Isso facilita a organização das suas ideias e pode aumentar sua pontuação! Estruturando sua redação dessa maneira, você já garante 1,2 pontos.

Como Fazer:

  1. Introdução: Apresente o tema e a sua tese (o que você vai defender ao longo do texto).
  2. Desenvolvimento: Divida em dois parágrafos. No primeiro, exponha o seu primeiro argumento com justificativas e exemplos. No segundo, apresente o segundo argumento, também com justificativas e exemplos.
  3. Conclusão: Resuma os pontos discutidos e proponha uma solução para o problema abordado.

Use conectivos

Conectivos são palavras que ligam as frases e parágrafos, tornando seu texto mais coeso e fácil de entender. Utilizar conectivos corretamente pode fazer uma grande diferença na clareza e fluidez da sua redação. Só de utilizar conectivos básicos, como “Primeiramente”, “Além disso” e “Portanto”, você já garante mais 1,2 pontos.

Exemplos de conectivos:

  • Introdução: Primeiramente…
  • Desenvolvimento: Além disso…
  • Conclusão: Portanto…

Proponha uma ação na conclusão:

Na conclusão, é importante não só resumir os pontos discutidos, mas também sugerir uma solução ou ação para resolver o problema abordado. Este é um critério essencial da redação do Encceja. Na sua solução, defina a ação que vai ser feita, o agente que vai realizar essa ação e o meio pelo qual ela será feita. Fazendo isso, você já garante mais 2 pontos na redação!

Como Fazer:

  1. Resuma os principais pontos: Relembre rapidamente os argumentos que você discutiu.
  2. Proponha uma ação: Defina claramente o que deve ser feito para resolver o problema.
  3. Detalhe o agente e o meio: Especifique quem deve realizar a ação e como ela deve ser realizada.

Somente com essas dicas, você já pode tirar 4,4 na sua redação. E para ser aprovado no Encceja, você só precisa tirar 5! 

Treinar é fundamental para alcançar esse objetivo. Você pode treinar e ter sua redação corrigida pelo professor Buranello através dos simulados Encceja. Esse feedback é essencial para entender onde você está acertando e onde pode melhorar.

Clique aqui para saber mais e garantir o seu simulado!

Lembre-se, a prática leva à perfeição. Então, não perca tempo e comece a treinar agora mesmo! Boa sorte na sua preparação e na prova do Encceja!

More to explorer

Tema da redação Encceja 2024

A verdade é que não dá para prever qual será o tema da redação do Encceja 2024. Mas então, como se preparar para algo que a gente não sabe ?

forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Encceja em 2 meses: Como se preparar?

Dois meses pode parecer pouco, mas dá pra fazer muita coisa se você souber organizar o seu tempo. Descubra como se preparar para o Encceja.

SIGA-NOS