O Encceja 2019 aconteceu nesse último domingo (25) para mais de 600 municípios brasileiros. Mas, o INEP disponibilizou para àqueles que se sentiram prejudicados durante a prova, uma possibilidade de reaplicação da mesma.
Quer saber como solicitar a reaplicação do Encceja 2019? Então não deixe de ler até o final.
Mas antes, se inscreva no formulário abaixo e fique por dentro das informações sobre o Encceja 2019.
Caso você seja um candidato do Encceja 2019 que realizou a prova e sentiu-se prejudicado por algum motivo, saiba que existe a possibilidade de solicitar uma reaplicação do Exame.
Como solicitar a reaplicação da prova?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que, para solicitar a reaplicação da prova, o candidato necessita ter uma justificativa plausível, ou seja, precisa ser válida.
Confira o passo a passo para a solicitação:
#1 Entre na página do participante
Para solicitar, o candidato deve entrar na Página do Participante Encceja com o seu login e senha de acesso. Caso o participante tenha esquecido a senha, basta pedir uma alteração e seguir o processo normalmente.
#2 Clique em “Registro de Ocorrências de Aplicação”
Após o acesso à Página do Participante, o candidato deve, por sua vez, clicar na opção que se encontra do lado esquerdo da página Registro de Ocorrências de Aplicação.
#3 Informe o seu turno e siga as instruções
Quando o candidato entrar na aba “Registro de Ocorrências de Aplicação”, o mesmo precisará relatar o turno que deseja refazer e justificar o porquê.
Até quando pode ser solicitado?
É muito importante que, caso você se enquadre no caso de um candidato que foi prejudicado, não perca tempo para solicitar a sua reaplicação de prova, pois estará disponível somente a partir das 10h do dia 26 de agosto até as 23h59 do dia 30 de agosto de 2019 (horário de Brasília-DF).
Como sei que posso solicitar?
Para que o candidato consiga a permissão do INEP para fazer uma segunda prova, é necessário que o mesmo apresente uma justificativa válida.
Dessa forma, são considerados problemas logísticos para a reaplicação fatores supervenientes, peculiares, eventuais e de força maior, como:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Ou então, como aparece na imagem:
De acordo com o edital, não serão aceitáveis justificativas como:
- O não comparecimento nos locais de provas na data e nos horários informados pelo INEP;
- O participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas e/ou precisar ausentar-se do local de provas, não poderá retornar à sala de provas para concluir o Exame e não poderá solicitar a reaplicação. (Neste caso, o participante poderá realizar nova inscrição para edição do Encceja 2020).
A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada na Página do Participante Encceja.