LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL – Então vamos começar aprendendo o que é linguagem verbal e não verbal. Mas para entendermos precisamos saber o significado da palavra texto.
Sendo assim, texto é toda ideia capaz de transmitir um sentido, ou seja, tudo que tem sentido é um texto.
Por isso, peço para você pensar comigo em uma placa de trânsito que só tem um símbolo, como essa da figura abaixo:
Linguagem verbal e não verbal
Quando você olha para essa imagem automaticamente pensa que a figura representa um cigarro aceso com um risco na frente. Ou seja, entende-se que é proibido fumar.
Mas como conseguimos pensar isso só vendo uma imagem? É difícil dizer em qual fase das nossas vidas aprendemos que o risco na sinalização quer dizer não.
Nossa mente cria esses símbolos e automaticamente conseguimos usar eles no nosso dia a dia.
Linguagem verbal e não verbal
Agora pense nessa imagem:
Nessa imagem é visível dois tipos de textos as letras dizendo que é proibido fumar, ou seja, você claramente entende-se que não pode fumar e a figura que repete a mesma ideia com os símbolos. Chamamos essa linguagem como mista, já que une a linguagem verbal e não e verbal.
O que quero dizer mostrando esses dois exemplos? Existem dois tipos de textos aquele que é oral, com a fala ou escrito em livros, quadros. E também o texto em gestos, como os símbolos, o sinal de joinha entre outros.
TEXTOS:
ORAL E ESCRITO – USO PALAVRAS
GESTOS E ILUSTRAÇÕES – SEM PALAVRAS
Depois disso fica mais fácil separar o que é a linguagem verbal e a não verbal.
TEXTO COM PALAVRAS USA A LINGUAGEM VERBAL
TEXTO SEM PALAVRAS USA A LINGUAGEM NÃO VERBAL
Se o texto tiver imagem e parte escrita preciso sempre ler os dois, a figura e o texto escrito, porque a ilustração pode complementar, somar no texto.
Agora que você já aprendeu tudo sobre linguagem verbal e não verbal vamos para o próximo assunto estudado na aula Variação linguística.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE O ENCCEJA 2020
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Antes de mais nada, quando pensamos em variação linguística podemos comparar a variação da roupa formal e informal.
Exemplo, antes de usarmos uma roupa pensamos se aquele ambiente é adequado para ela. Por isso você não vai em um mercado de biquíni se não morar na praia e você não vai em uma reunião no campo de terno.
A mesma coisa funciona com a linguagem: existe uma linguagem formal e uma informal.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Linguagem Informal – também é chamada como coloquial, aquela que usamos para conversar no dia a dia, em um restaurante entre outros locais.
Linguagem Formal – é a utilização mais rigorosa das regras gramaticais, normalmente é utilizada em uma reunião de trabalho entre outros locais.
Mas e a variação linguística? A variação linguística é a mudança da linguagem. Existem vários tipos de variações.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Variação histórica – tem relação com o passado, por exemplo, às vezes escutamos uma palavra de idosos que não entendemos, porque não é mais utilizada.
Exemplo: sua avó chamar sua namorada de brotinho, antes usavam isso para falar que a pessoa era sua namoradinha, seu brotinho, hoje não usamos mais. Ou também palavras como farmácia que antes era escrito com ph, “pharmacia”.
VARIAÇÃO SOCIOCULTURAL- a palavra muda conforme a posição social e da cultura do falante.
Exemplo: dedo-duro, em outros locais da sociedade podem usar x9, entre outros nomes.
Também são outros exemplos: recheio, a pessoa pode falar cheio, alface, pode ser falado alfacie para algumas pessoas. Caso isso aconteça em situações informais é aceitável, porque depende da cultura e posição social de cada falante.
Variação regional – é a mudança de nomes de objetos e comida dependendo da região do país como exemplo:
Estojo – Penal
Mandioca – Aipim – Macaxeira
Pão francês – Cacetinho
PARA FAZER O SIMULADO CLIQUE AQUI : https://bit.ly/2yjzzjA
Quer assistir a aula completa? Veja aqui…
Se inscreva no nosso Instagram, Facebook e Youtube.
Deixe seu comentário ou sugestão sobre o texto. Ou conte para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.