O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um Exame do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E é destinado àqueles que não puderam terminar o Ensino Médio e Fundamental na data prevista.
Quer saber mais sobre o Encceja e como essa prova funciona? Então não deixe de ler até o final.
O que é Encceja? Como funciona?
O Exame foi criado em 2002 com o intuito de avaliar indivíduos que não estavam frequentando as escolas regularmente. Mas pretendiam concluir os estudos e obter um certificado.
Todavia, em 2009 o Inep transferiu a capacidade de certificação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o mesmo critério de avaliação.
Porém, já em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do Ensino Médio.
Dessa maneira, o Enem tornou-se apenas uma oportunidade de entrada em universidades. Enquanto o Encceja preocupa-se somente com a certificação do Ensino Médio e Fundamental.
Quem pode fazer o Encceja?
A única exigência do Ministério da Educação, é de que os participantes precisam ter no mínimo 15 anos para fazer o Exame para o Ensino Fundamental. E 18 anos, ou mais, para fazer a prova de Ensino Médio.
Como fazer a inscrição?
As inscrições podem ser feitas através da página oficial dos participantes. Onde o candidato deve conter em mãos o seu CPF e documento de identidade. Todavia, para provas não aplicadas no Brasil (Encceja Exterior), o candidato deve conter o número do CPF e Passaporte em mãos.
Como funciona a prova?
O Encceja avalia os participantes não somente a partir de suas capacidades de conhecimento. Mas também, leva em consideração sua relação com a sociedade.
A prova contém 30 questões objetivas em cada turno, além de uma redação. A única diferença entre os Exames (Ensino Fundamental e Médio), são as disciplinas e o conteúdo que é abordado em cada.
Para entender mais sobre as questões, clique aqui.
Onde é possível retirar o certificado?
Os participantes que fizerem o Encceja, devem procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep.
Já os moradores do Exterior que realizarem a prova, o Inep fica responsável por enviar o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.
Para saber mais sobre onde retirar o certificado, clique aqui.
Gostou e ficou interessado em fazer o Encceja 2020? Então compartilhe com os amigos que também querem terminar os estudos 👈.
Se inscreva no nosso Instagram, Facebook e Youtube.
Deixe seu comentário ou sugestão sobre o texto. Ou conte para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.