O Encceja se tornou a principal forma de concluir os estudos nos últimos anos, desbancando antigas formas que levavam muito mais tempo. Porém, como se aproxima a data de inscrição, muitos têm dúvidas sobre a prova. Então uma das principais é: quem pode fazer o Encceja?
Neste texto, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre as inscrições da prova e você vai saber se pode ou não realizá-la.
Mas, antes disso, deixe seu e-mail no formulário para não perder nenhuma novidade sobre o Encceja.
Quem pode fazer o Encceja?
Então, para fazer a prova, não é necessário preencher muitos requisitos. Mas, ao mesmo tempo, não é todo mundo que pode realizar o exame.
Por isso as idades são separadas em Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ou seja, para o Fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos até a data da realização da prova. Já para o Ensino Médio, basta ter mais de 18 anos para até o dia da prova.
Um detalhe bem legal e que nem todo mundo sabe é que, caso você tenha 18 anos ou mais, pode fazer o Encceja do Ensino Médio direto, não importando a série em que parou. Isso facilita a vida de muita gente e possibilita o término dos estudos com apenas uma prova. Demais, né?
Como funciona a prova
Vamos lá, a avaliação é composta por 4 provas objetivas. Esse é o modelo em que você tem algumas alternativas e precisa escolher a opção correta. As provas objetivas são divididas em quatro eixos.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Cada prova tem 30 questões e ainda existe uma redação. As notas são calculadas conforme os erros e acertos do candidato. Isso significa que você precisa mostrar uma coerência nos acertos (não adianta acertar as mais difíceis e errar as mais fáceis, pois se entende que o candidato chutou as respostas).
Comece a se planejar agora mesmo antes das inscrições para o Encceja 2020 começarem.
Quer conhecer a apostila do Termine Seus Estudos para
começar a estudar o quanto antes? Sim, então
clique aqui é uma oportunidade única.