A semana do Português continua, e hoje reservamos um espaço para falar sobre alguns erros básicos que cometemos cotidianamente, e que no momento da redação podem acabar prejudicando.
Quer saber quais são esses erros e como repará-los? Não deixe de ler até o final!
Mas antes de apresentarmos as dicas para não errar, se inscreva no formulário abaixo e receba informações ÚNICAS sobre o Encceja 2019!
Mas antes, se inscreva no formulário e garanta informações únicas sobre o Encceja 2019!
Quanto vale o Português no Encceja?
Como todos já sabem, a prova do Encceja é dividida em 4 Eixos, e no caso do Eixo de linguagens, a pontuação mínima é de 100 na prova objetiva e 5 na redação. Caso contrário, “não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação”, diz o boletim divulgado pelo Inep.
Bom, os erros de português que vamos abordar hoje podem atrapalhar o participante tanto no momento de realizar as questões de múltipla escolha, quanto para escrever a redação dissertativas argumentativas no Eixo de linguagens.
#1 Por que e Porque
Ah, essa é uma questão que nunca vai morrer! O famoso “Porque” junto e “Por que” separado. É um erro muito comum e, por conta disso, acaba aparecendo em muitas redações. O participante que tiver um conhecimento sobre essa regrinha com toda certeza vai ter uma pontuação maior.
- “Por que”= pergunta;
- “Porque”= resposta.
Viu como é fácil? Lembre-se disso no Encceja!
#2 Mas e Mais
É muito comum escutarmos frases que contenham essas duas palavras escritas de maneiras erradas. Abaixo mostraremos alguns exemplos que vão garantir que isso não aconteça mais.
- “Mais”= expressa a ideia de quantidade e intensidade;
- “Mas”= sinônimo de “porém”. Possui a ideia de oposição.
Exemplos : “João trabalha muito, mas ganha pouco”.
“Venceu mais uma vez”.
#3 A e Há
Outras expressões que podem ser utilizadas no decorrer da redação são os indicadores “há” e “a”. A pronúncia é muito parecida, certo? Mas o seu significado pode ser muito diferente. Entenda:
- “Há”= Deriva do verbo “haver”. Ou seja, tem o sentido de “existir”.
- “A”= É usado quando o verbo “há” não se encaixa na frase.
Exemplos: “Há duas semanas ele viajou para o México”
“Estamos a dois minutos de casa”
Não se esqueça do básico!
Além de prestar atenção em palavras que você pode estar errando no dia a dia, não se esqueça de gatilhos básicos que podem te ajudar, como por exemplo:
- Leia muito;
- Se mantenha informado das notícias do dia a dia;
- Pratique a escrita;
- Entenda o tipo de redação que o Encceja pede.
Essas foram algumas dicas de palavras que acabamos errando na escrita do dia e dia, e consequentemente, podem ser prejudiciais durante a escrita de uma redação ou até na interpretação de uma questão do Encceja.
Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar com quem você conhece que também vai fazer o Encceja 2019!