Como concluir o Ensino Médio com uma prova

Facebook
Twitter
LinkedIn
concluir o ensino médio com uma prova

Muitas pessoas sonham em terminar o Ensino Médio rápido para ter melhores oportunidades de emprego, prestar concursos públicos ou entrar na faculdade.

Mas o problema é que nem todo mundo tem tempo de frequentar as aulas todos os dias. Por isso não conseguem terminar os estudos pelos métodos tradicionais de ensino (EJA e o CEEBJA).

Mas eu tenho uma ótima notícia para te dar: você pode concluir o ensino médio com uma prova!

Mas, como assim? Bom, antes era possível terminar os estudos pelo ENEM, mas desde 2017 a prova de supletivo oficial é o Encceja. Quer saber mais sobre esse modelo de avaliação? Então é só continuar a leitura!

Mas como concluir o Ensino Médio com uma prova?

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio e terminar os seus estudos só com uma prova. Não importa o ano que você parou de estudar.

A prova do Encceja é realizada pelo Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é um órgão ligado ao governo. Por isso, não precisa ter dúvida de que a prova é segura e confiável e quem alcança a nota mínima necessária para passar no exame já pode receber o certificado do Ensino Médio.

Para concluir Ensino Médio com uma prova, é necessário que o candidato acerte uma média de 12 questões fáceis (das 30 disponíveis em cada eixo) nas áreas do conhecimento:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Quer saber mais sobre a prova do Encceja e ser avisado quando as inscrições forem abertas? É só se cadastrar abaixo!

O Encceja utiliza o método TRI (Teoria de Resposta ao Item) para avaliação. Essa é uma metodologia diferente, que tem como objetivo avaliar se as respostas do candidato são coerentes.

Sendo assim, é mais importante acertar questões fáceis e médias do que apenas as difíceis, porque isso será considerado um chute.

A grande vantagem de concluir o Ensino Médio com uma prova é a rapidez para receber o certificado. Porque você estuda por alguns meses, faz o exame e se tirar a nota necessária só precisa aguardar até o diploma ficar pronto. Simples e fácil!

Importância de se preparar bem para a prova

A prova do Encceja só é realizada uma vez por ano. Por isso, é muito importante o candidato se preparar bem para o exame. Em vez de frequentar aulas longas e cansativas do método tradicional, é possível estudar pela internet para concluir o Ensino Médio com uma prova.

Esse é um modelo de estudo a distância que permite ao candidato dar atenção aos conteúdos na hora em que é melhor para ele. Ou seja, é possível estudar no intervalo do almoço ou depois do trabalho, por exemplo.

Afinal, é só acompanhar aulas em vídeo pela internet com dicas de professores experientes.

Ao estudar para o Ensino Médio online você economiza tempo e aprende muito mais rápido. Pois com poucos minutos por dia de dedicação, você consegue absorver tudo que é necessário para conquistar a nota mínima para concluir Ensino Médio com uma prova.

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS