Precisa acessar a sua conta gov.br e não lembra mais a sua senha?
O processo de recuperação da conta e criação de uma nova senha não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer um pouquinho de atenção.
Seguindo o nosso passo a passo você não deve encontrar nenhum problema nesse processo. Confira abaixo:
Esqueci minha senha, e agora?
Existem algumas maneiras de recuperar o acesso a sua conta gov.br, sendo elas:
- Reconhecimento facial
- Bancos Credenciados ou Internet Banking
- Mensagem de texto (SMS)
O próprio sistema avaliará a melhor forma para recuperar o seu acesso. Caso a opção não seja a melhor para o momento, as outras opções também estarão disponíveis para realizar a recuperação.
De qualquer maneira, para todas as opções, os primeiros passos são os mesmos:
- Na página inicial de acesso gov.br, preencha seu CPF e clique em continuar.
- Depois, clique em “Esqueci minha senha”.
1- Recuperar a senha por reconhecimento facial
Esse processo é feito pelo computador e pelo aplicativo “Gov.br” no celular, ao mesmo tempo, como forma de confirmação de identidade.
- Clique em “Gerar QR code”. Caso não possa ou não queira recuperar o acesso pelo aplicativo, basta clicar em “Não tenho celular”
- Um QR code aparecerá na tela do seu computador.
- Abra o aplicativo gov.br e clique em “Ler QR Code”. Caso não o tenha baixado, você pode fazer o download gratuitamente nas lojas de aplicativos do seu celular.
- Aponte a câmera do celular para tela do computador e faça a leitura do QR code.
- Depois, clique em “Fazer reconhecimento facial”.
- Posicione o rosto de frente para câmera celular e siga as orientações até o sistema validar as informações.
- Clique em “Ok” e continue o processo no computador.
- Preencha os campos com uma nova senha e clique em “Concluir” para recuperar o cadastro.
2- Recuperar a senha por meio de Bancos Credenciados
- Clique na imagem do banco desejado e siga os procedimentos que serão informados. Caso não consiga recuperar pelo banco, basta clicar em “Recuperar de outra forma”.
- Defina a nova senha e clique em “Concluir” para finalizar a recuperação da sua conta.
3- Recuperar a senha pelo e-mail
- Confira se o seu e-mail está correto no cadastro e clique em “Enviar código”. Caso não possa recuperar pelo email, basta clicar em “Não tenho acesso a este e-mail”.
- Abra o e-mail e procure o código de acesso enviado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada).
- Digite o código de acesso e clique no botão Avançar
- Defina a nova senha e finalize a recuperação da sua conta.
4- Recuperar a senha por mensagem de texto (SMS)
- Confira se o número de celular está correto no cadastro e clique em “Enviar código”. Caso não possa recuperar pelo número de celular, basta clicar em “Não tenho acesso a este celular”.
- Confira a mensagem recebida no celular informado, digite o código e clique em “Avançar”.
- Defina a nova senha e finalize a recuperação da sua conta.