Estudar para o Encceja 2023 em 15 minutos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Estudar para o Encceja em 15 minutos

Se você vai fazer a prova esse ano, provavelmente já pensou em mil e uma maneiras de como estudar para o Encceja e, nessa reta final, já nem sabe mais por qual caminho seguir para passar na prova. 

Pois pode ficar tranquilo, porque hoje nós viemos aqui te trazer algumas dicas de como otimizar os seus estudos da forma mais prática possível para fazer essas últimas semanas antes do Encceja renderem ao máximo!

Como é a prova do Encceja?

O Encceja acontece todos os anos e, em 2023 você terá, mais uma vez, a chance de terminar os seus estudos realizando uma única prova, dividida em quatro eixos.

Todos os que têm 15 anos completos no dia que a prova será aplicada podem realizar a prova de Ensino Fundamental e, os que têm 18 anos ou mais, podem realizar a prova que dá direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio nos casos de aprovação.

A prova do Ensino Médio é dividida em 4 eixos, que são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir sua aprovação é preciso alcançar a nota mínima de 100 em cada um dos eixos, além de tirar uma nota maior ou igual a 5,0 na redação.

É preciso estudar todos os conteúdos?

A resposta é simples: NÃO!

Nessas últimas semanas não vale a pena querer estudar para o Encceja absolutamente todos os conteúdos possíveis de serem cobrados na prova porque, ao invés de aprender um pouquinho de tudo, você vai acabar não retendo quase nada.

O melhor a ser feito, nesse momento, é focar naquilo que realmente vai garantir a sua aprovação, que é acertar as questões verdes (fáceis).

Vou te explicar melhor: as provas do Encceja são corrigidas com base em um sistema que leva em consideração a coerência dos seus acertos. Não é coerente, por exemplo, acertar várias questões que são consideradas mais difíceis e errar as mais básicas e fáceis, sendo assim, a sua nota, nesse caso, seria insuficiente para a aprovação.

Agora, em um caso em que o inscrito acerta várias questões fáceis, demonstrando coerência nos acertos, sua nota provavelmente já será suficiente para ser aprovado.

15 minutos de estudo para ser aprovado

Quando precisamos começar a estudar para algo, é muito difícil saber por onde começar, e isso acaba nos desmotivando.

A questão é, mesmo que você não saiba por onde começar, comece! Essa é a parte mais importante e também a mais difícil. Depois de quebrar essa barreira, os estudos já parecerão mais simples.

Além disso, estabeleça um tempo para estudar – pode começar com 15 minutos, por exemplo. Tire esse tempo pra realmente focar nos conteúdos que precisam ser estudados.

Se você perceber que depois desses 15 minutos ainda tem disposição para estudar para o Encceja um pouco mais, continue por mais 15 e assim por diante.

Simulado Online do Termine

Além disso, uma outra maneira efetiva e prática de estudar é com a resolução de exercícios e simulados. Dessa forma, você treina na prática os seus conhecimentos.

O Termine oferece a aplicação de um Simulado Online que é totalmente baseado nas provas oficiais do Encceja, inclusive o método de correção. Assim, você consegue ter uma prévia de como será a sua nota.

E, além do simulado, também será feita a resolução, em vídeo, pelos professores, de todas as questões fáceis da prova, que são as mais importantes de serem acertadas para garantir a aprovação.

Quer saber mais? Clique no botão abaixo!

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS