Edital Encceja 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
edital encceja 2024

O Inep publicou, na segunda-feira, dia 11 de março, o Edital Encceja 2024, que mostra as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Encceja 2024. A aplicação para o ensino fundamental e médio ocorrerá no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

Encceja é para mim?

Bom, se você tem pressa, sim! o Encceja é para você. Embora que, ter pressa e vontade de se inscrever no Encceja 2024 não devem ser os únicos requisitos para poder prestar o exame.

Requisitos:

  • Jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior;
  • Ter idade mínima de 15 anos completos no dia em que a prova será aplicada (Encceja Ensino Fundamental);
  • Ter idade mínima de 18 anos completos no dia em que a prova será aplicada (Encceja Ensino Médio).

Inscrições:

Primeiramente, os interessados em participar do exame poderão se inscrever de 29 de abril a 10 de maio. Durante o mesmo período, é necessário solicitar os atendimentos especializados. Além disso, a participação é voluntária e gratuita!

Novidades do Encceja nos últimos anos

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual;
  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise;
  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Justificativa de Ausência

Os participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 poderão justificar ausência no exame entre os dias 25 de março a 05 de abril. Essa justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas do ano passado é obrigatória caso queiram se inscrever gratuitamente esse ano.

No entanto, se o participante não justificar a ausência no Encceja 2023 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá pagar ao Inep o valor de R$ 40, caso queira realizar a prova em 2024. Esse pagamento deverá ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Local de prova

Na Página do Participante, próximo ao dia de realização do exame (25 de agosto) o local da prova é informado.

Seu local da prova é longe? Confira o que fazer!

É importante se atentar aos horários de abertura e fechamento dos portões, igualmente com o horário de aplicação do Encceja 2023.

Calendário 2024

Portanto, fique sempre atento às datas do calendário Encceja 2024, ao blog e Youtube do Termine. Aqui, além do Edital Encceja 2024, te deixamos sempre informado com as últimas e mais importantes notícias sobre a prova. Além disso, tem dicas de estudos e tudo que você precisa saber para ter o seu certificado em mãos.

  • Início das inscrições: 29 de abril;
  • Último dia das inscrições: 10 de maio;
  • Aplicação das provas: 25 de agosto;
  • Divulgação do gabarito: até o 10° dia útil após a aplicação da prova;
  • Resultado: 23 de dezembro.

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS