Faltam apenas duas semanas para o Encceja e este é o momento de ser cada vez mais estratégico nos estudos.
Já não adianta mais querer estudar um monte de coisa e focar em aprender todos os detalhes sobre todos os conteúdos que têm a possibilidade de cair na prova.
Ainda dá tempo de revisar conteúdos?
Mesmo com o tempo cada vez mais escasso, ainda dá tempo, sim, de estudar para o Encceja e, principalmente, revisar os conteúdos que costumam cair com maior frequência nas provas.
Nesse momento, o que recomendamos é procurar formas mais práticas e pontuais de estudar para o Encceja e, na nossa opinião, a melhor maneira de fazer isso é por meio das provas de edições anteriores.
Assim, você já consegue ter uma ideia da estrutura geral da prova e dos tipos de questões que podem vir a ser cobradas.
Mapa da Mina na prática
O bom de estudar por meio de provas antigas do Encceja é a possibilidade de treinar, na prática, a aplicação do Mapa da Mina, que nós tanto reforçamos por aqui como sendo a principal estratégia que você deve levar em consideração na hora de fazer a prova.
Treinar a identificação das questões verdes, amarelas e vermelhas pode ser crucial para o seu desempenho no dia da prova oficial.
Caiu de paraquedas por aqui e ainda não sabe o que é o Mapa da Mina? É só você assistir o vídeo abaixo que você vai entender tudo:
Provas antigas ou simulado?
Além da opção de utilizar as provas das edições anteriores do Encceja como base para os estudos, também existe a possibilidade de estudar por meio de simulados.
Os simulados geralmente são inspirados na estrutura das provas oficiais, com o objetivo de proporcionar uma experiência bem similar à que o aluno terá no dia de aplicação da prova.
Mas qual a melhor forma de estudar: provas antigas ou simulados?
Uma das diferenças principais é que, o simulado do Termine, por exemplo, além das questões 100% baseadas no Encceja, ainda tem o bônus de fazer a correção dos exercícios utilizando o mesmo algoritmo utilizado na prova oficial.
Inclusive, caso queira, o aluno também pode ter a sua redação corrigida. Assim, já recebe praticamente uma prévia de como será seu desempenho no exame.
Ficou interessado? Você pode clicar no botão abaixo para conhecer o nosso simulado completo com questões inéditas para se preparar para o Encceja: