É fundamental estudar para o Encceja e se preparar para não chegar lá desprevenido e completamente perdido sobre como funciona a prova, isso trará segurança. Lembre-se que o Encceja não é uma prova de seletividade, ou seja, não é uma competição entre você e os outros candidatos! É importante saber que a prova analisa o desempenho e não é uma questão de quem foi melhor ou pior.
Não estude tudo!
Primeiramente, não estude todos os conteúdos do ensino médio. Isso não é preciso e pode te atrapalhar!
Além disso, você já ouviu falar sobre as questões verdes, amarelas e vermelhas? Os pontos da prova do Encceja, assim como a do Enem, são computados por um mecanismo chamado método TRI.
Ele avalia sua coerência e funciona assim:
- Questões verdes: fáceis
- Questões amarelas: médias
- Questões vermelhas: difíceis
Quando você acerta apenas ou a maioria dos seus acertos são das questões difíceis e errar as fáceis, você recebe uma nota baixa. Funciona dessa forma porque dentros dos seus acertos não houve coerência, isso quer dizer que, o algoritmo que avalia a sua prova olha para ela e pensa assim:
“como ele acertou as questões difíceis e os errou as mais fáceis. Isso não faz sentido. Esses acertos podem ser ‘chutes’”
Ou seja, esse mecanismo inteligente, que chamamos de algoritmo, pode detectar até possíveis chutes!
Agora, como ele identifica e define quais são as fáceis e quais são as difíceis?
- As com maior número de acertos pelos candidatos, ele classifica como fáceis, ou seja, questões verdes.
- As que tiveram acertos medianos pelos candidatos, ele classifica como médias, ou seja, questões amarelas.
- E as questões com menos número de acertos pelos candidatos, são classificadas como difíceis, ou seja, questões vermelhas.
E o que isso tem a ver com não estudar tudo?
Bom, se você tem a ótima notícia que você só precisa acertar as fáceis para ser aprovado, você não precisa estudar assuntos e temas complexos.
Agora a questão é, você sabe identificar quais são as questões fáceis?
Nós sabemos e podemos te ensinar!
Aulas gratuitas
O Termine te dá de presente diversas aulas gratuitas. Você tem acesso a elas pelo nosso canal do youtube. Com mais de 1 milhão de pessoas recebendo a nossa ajuda nos estudos todos os dias, de casa e de forma totalmente online.
Nós estamos há 12 anos no mercado, e com muito estudo, conseguimos perceber quais são as questões que sempre estão se repetindo, sempre aparecem independente do ano.
Confira o vídeo que mostra exatamente a importância de seguir uma metodologia:
Calendário ENCCEJA 2023
Aqui, deixamos você sempre informado com as últimas e mais importantes notícias sobre o supletivo Encceja 2023. Além de dicas de estudos e tudo que você precisa saber para ter o seu certificado em mãos. Atenção as datas:
- Início das inscrições: 22 de maio;
- Último dia das inscrições: 2 de junho;
- Aplicação das provas: 27 de agosto;
- Divulgação do gabarito: 27 de agosto;
- Divulgação do Resultados: 22 de dezembro.