Como saber se fui aprovado no Encceja.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Muitos esperam ansiosos o resultado do Encceja 2022, mas quando ele sair, muita gente vai se perguntar “como saber se fui aprovado no Encceja?”. Então, para você poder comemorar com tranquilidade e certeza, o Termine preparou um explicação sobre como saber se foi aprovado no Encceja.

Como sei se fui aprovado no Encceja ? 

Você que realizou o exame Encceja, seja para ensino fundamental ou ensino médio, pode conferir seu desempenho no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) assim que os resultados forem liberados. Siga os passos a seguir e saiba se foi aprovado no Encceja:

  1. Acesse o site oficial do Encceja – enccejanacional.inep.gov.br; 
  2. Clique em “Página do Participante Encceja;
  3. Insira seu CPF e a senha escolhida no momento da inscrição;
  4. Selecione a figura solicitada no campo obrigatório;
  5. Clique em “Enviar” e pronto!

Logo em seguida, você será redirecionado para uma página com todas as informações sobre a sua inscrição e suas notas também estarão lá disponíveis. 

Já sei minhas notas, e agora?

Você vai perceber que não aparecerá nada falando se foi “aprovado” ou “reprovado”, apenas terá suas notas e, a partir delas, você saberá se poderá emitir ou não o seu certificado de conclusão.

Para a sua aprovação no exame Encceja 2022, tanto para a prova Encceja Ensino Fundamental, como para Encceja Ensino Médio, você precisa obter a nota mínima de 100 pontos em cada uma das disciplinas. Lembrando que, na de Linguagens, é preciso que além dos 100 pontos, você tenha a nota mínima de 5 pontos na redação.

Caso não tenha conseguido atingir essa nota em todas as disciplinas, você pode solicitar o certificado de proficiência naquelas que você atingiu a nota mínima. O Encceja é uma avaliação anual, então no próximo ano você consegue fazer as disciplinas pendentes e assim, ter a certificação completa. Tanto para os que concluíram quanto para os que conseguiram apenas de forma parcial, devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação para realizar o processo necessário para a emissão de seu certificado. 

Apresentei vários acertos mas não fui aprovado? 

A nota da prova Encceja é computada usando como base a Teoria de Resposta do Item (TRI), o mesmo método utilizado na correção do Enem. Ele funciona como um algoritmo que atribui nota para cada questão da prova, de acordo com seu nível de dificuldade.

As questões que possuem um maior índice de acertos são consideradas nível fácil, as razoavelmente acertadas são consideradas nível médio e as questões com menor número de acertos, consideradas nível difícil.

Sendo assim, o cartão-resposta de cada candidato passa por uma leitura óptica, assim, é traçado um padrão de erros e acertos dos participantes, dessa forma, é possível até a captação de possíveis “chutes”.

Dessa forma, mesmo que você tenha apresentado um número alto de acertos, se dentro desses estiverem as questões de nível difícil, e errado a maior parte das questões de nível fácil, você recebe uma nota baixa. Isso acontece porque o algoritmo percebe uma incoerência.

Como pegar o certificado Encceja?

Após ter verificado se alcançou a sua aprovação, a proficiência do Encceja não é emitida pelo Inep, mas pelas Secretarias Estaduais de Educação e Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Então, os aprovados devem comparecer na instituição certificado que escolheu no ato da inscrição.

O que fazer com a nota Encceja ?

O certificado Encceja tem a mesma validade que o diploma emitido pelas escolas de ensino regular e, a partir da sua aprovação, muitas portas se abrem e há alguns caminhos que você pode escolher seguir.

Além de portas de oportunidades de emprego, você pode dar continuidade nos estudos, seja ingressado no ensino médio, para aqueles que fizeram Encceja Ensino Fundamental, ou fazer uma graduação, para aqueles que fizeram Encceja Ensino Médio. Para entender as oportunidades que você pode seguir a partir da sua aprovação do Encceja, clique aqui!

Não foi aprovado?

Eu sei que é difícil receber uma reprovação. Mas nós estamos aqui porque queremos te ajudar. Queremos comemorar a sua aprovação com você! Vem com a gente?

Aqui vão 3 (três) motivos para você estudar com o Termine:

  1. Compromisso de aprovação!

O Termine se compromete com a sua aprovação. Além da experiência nesse mercado e técnicas que te levam a alcançar o resultado desejado, você tem o acesso às aulas do curso e tira dúvidas com os professores até conseguir a aprovação completa. O curso do Termine tem esse diferencial, sabemos que você consegue!

  1. Professores.

Os Professores do Termine são excepcionais e estarão sempre a disposição para sanar todas as suas dúvidas e fazerem você alcançar os seus objetivos e sonhos. Com aulas dinâmicas e descontraídas, você irá trilhar esse caminho sem medo de ter investido o seu dinheiro no lugar errado.

  1. Resultados

Os resultados falam por si só. São mais de  62 mil pessoas com suas vidas transformadas por terem o certificado em mãos, e todos os colaboradores e professores do Termine se sentem privilegiados por fazerem parte disso. Queremos te ajudar e comemorar com você a sua aprovação! Venha estudar conosco. Esse será só mais um passo para seus sonhos saírem do papel.

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS