Encceja 2023 confirmado – Guia completo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Encceja é a sigla para Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos, ou seja, o Encceja é uma prova que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão de nível fundamental ou médio para aqueles que forem aprovados. A prova Encceja é realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) juntamente com as secretarias municipais e estaduais de Educação.

Inicialmente, o Encceja, criado em 2002, tinha o foco apenas os estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental, porém em 2017, ele passou a ser o único método de avaliação que desse a oportunidade de liberar o diploma do ensino médio para aqueles que não tiveram a possibilidade de concluí-lo na idade adequada. 

A participação no Encceja é gratuita para os que não faltaram na última edição tendo realizado o cadastro. Em 2023, o exame será aplicado em todos os estados do país e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação são divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep.

Quem pode participar do Encceja 2023?

O Encceja aceita a inscrição de todos os candidatos que não concluíram os estudos, seja fundamental ou médio, no período adequado e precisam do certificado de conclusão.

Podem se inscrever na prova Encceja pessoas que vivem no Brasil e no exterior, aqueles que estejam cumprindo pena ou adolescentes sob medidas socioeducativas também tem a possibilidade de realizar a prova. De acordo com o Inep, o Encceja Exterior, Encceja Exterior PPL e Encceja PPL terão editais próprios e serão publicados pelo órgão governamental. 

Requisitos exigidos pelo Encceja:


– Certificação do Ensino Fundamental: 15 anos completos na data de realização das provas.
– Certificação do Ensino Médio: 18 anos completos na data da realização das provas.
– Para a realização da prova Encceja para a certificação do Ensino Médio não é obrigatório a conclusão do Ensino Médio.
– Possuir CPF, Cadastro de Pessoa Física em seu nome.

Como funciona o Encceja?

Os exames do Encceja 2023 serão aplicados em um único dia, no período da tarde e da amanhã. São ao total 4 provas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha. O estudante também deverá desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa relacionada a um tema de relevância social, política e cultural. Os exames contam com as áreas de conhecimento estabelecidas segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) variando de acordo com o nível de ensino. 

Encceja Ensino Fundamental:
– Língua Portuguesa;
– Língua Estrangeira Moderna;
– Artes;
– Educação Física;
– Redação;
– Matemática;
– História e Geografia;
– Ciências Naturais;

Encceja Ensino Médio:
– Linguagens; Código e suas Tecnologias e Redação;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Quando abrem as inscrições para o Encceja 2023?

A inscrição para o Encceja é realizada pela internet por meio da página do Inep. Por lá, o candidato cria seu login e se cadastrar. Para o Encceja 2023, as inscrições devem ser abertas a partir de julho e agosto, porém as datas ainda não foram divulgadas oficialmente. Além de existir a possibilidade de acontecer duas edições: uma em cada semestre. 

Qual é o valor da inscrição para o Encceja 2023?

Não existe uma taxa para a inscrição no exame, pois o Encceja é gratuito.

A inscrição é feita pela página do página do participante do Encceja. Lá o candidato deverá preencher um formulário com suas informações pessoais e responder ao Questionário Socioeconômico .

São solicitados os seguintes dados:
    – CPF, para aqueles que prestaram o exame para a certificação Ensino Médio, tendo 18 anos até a data da prova;
    – Documento de identificação (RG), caso o candidato tenha mais de 15 anos e não tiver CPF;
– Endereço de email individual e número de telefone celular válido;
– Informar se há necessidade de algum atendimento especializado e/ou específico
– O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio)
– Quais as provas você deseja ter a certificação


      – Atenção: para conseguir o diploma, você precisa ter a certificação de todas as áreas do conhecimento! O candidato deverá desmarcar qualquer opção de matéria, caso já tenha recebido o certificado de proficiência (seja por edições anteriores do Encceja ou por outro método)


– A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que solicitará o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência

Como solicitar o nome social no Encceja 2023?

O Encceja permite a utilização do Nome Social para realização da Prova Encceja. O Nome Social é o nome pelo qual alguém escolhe ser chamado. Como item de Política Inclusão Social do Inep, os participantes que quiserem utilizar o seu Nome Social no Encceja poderão fazer a solicitação.

Para solicitar o pedido de ser atendido pelo Nome Social, durante o período determinado no edital da prova, o candidato deve acessar a página do participante, imprimir e preencher a solicitação.

O candidato precisa:
– Fotografia atual (individual, colorida, em fundo branco, da cabeça e do trono, sendo que a cabeça deverá estar descoberto);
– Cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto;
– Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo Nome Social;

Como solicitar o comprovante de inscrição do Encceja 2023?

Logo que o estudante terminar o preenchimento do formulário e o Questionário Socioeconômico, verifique se a inscrição foi efetivamente concluída. Se a conclusão tiver sido feita corretamente, o sistema irá exibir os dados que você preencheu e o seu número de inscrição.

Caso seja necessário a alteração de alguma informação do formulário, a mudança pode ser feita durante o período de inscrição. No entanto, os dados do Questionário Socioeconômico não têm possibilidade de alteração.

Importante: o candidato deve ter o comprovante de inscrição impresso e em mãos no dia da aplicação do exame Encceja.

Caso o estudante precise consultar novamente a inscrição no Encceja, basta entrar na página do participante do Encceja com seu CPF e a senha de cadastro. Nela também é possível ver informações sobre o exame, data, hora e local, assim como o resultado individual do candidato.

Como recuperar a senha no Encceja 2023?

Caso aconteça de o estudante esquecer sua senha e/ou dados cadastrados no momento da inscrição, basta seguir uma das opções e o passo a passo das orientações: 

– Entre na página de acesso do gov.br;

– Informe seu CPF e em seguida clique de “Próximo”
– Clique em “Esqueci minha senha”;
– Digite novamente seu CPF, marque a opção “Não sou um robô” e depois em “Continuar”;

Você já será direcionado para a opção de redefinir senha. Lá você terá algumas alternativas para redefinir sua senha:

E-mail: um link será enviado para validar seu e-mail;
    1. Selecione a opção E-mail e clique em “Continuar”.
    2.Abra seu E-mail e clique no link enviado, caso não encontre na caixa de entrada, verifique na caixa spam).
    3. Defina a sua nova senha e finalize a recuperação da sua conta.

Celular: um código de acesso será enviado para seu celular.
    1. Selecione Celular e clique em “Continuar”.
    2. Conferir a mensagem recebida no celular informado e digitar o código no campo “Informe o código de validação” e clique no botão “Validar Cadastro”.
    3. Defina a sua nova senha e finalize a recuperação da sua conta.


Por internet banking do Banco do Brasil: voce realizara um login  com a sua conta do Banco do Brasil para confirmar os seus dados;
    1. Selecione a opção Por Internet Banking do Banco do Brasil e clique no botão “Continuar” – você vai precisar ter em mãos o número da agência, conta e senha de oito dígitos do Banco do Brasil.
    2. Clique em “Continuar”
    3. Digite o número da agência, conta-corrente, senha de oito dígitos, em seguida, clique em “Entrar”
    4. Digite o código de autorização recebido no aplicativo do Banco do Brasil e depois em “Autorizar”
    5. Defina sua nova senha e finalize a recuperação da sua conta.

Validação facial no aplicativo gov.br: somente para usuários que possuem CNH Digital.

  1. Selecione a opção Validação Facial e clique em “Continuar”
  2. Digite seu CPF e clique no botão “Gerar QR-CODE”
  3. Abra o aplicativo Meu gov.br e clique em no botão “Ler QR-CODE”
  4. Marque “Li e concordo com os termos e condições” e depois “Aceitar”
  5. Posicione o rosto de frente para a câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações e aguarde o aplicativo tirar a foto.
  6. Clique em “Enviar foto” e em seguida no botão “Ok” 
  7. Continue o processo pelo computador
  8. Preencha com a sua nova senha escolhida, marque “Eu aceito os termos de uso e política de privacidade”e clique no botão “Criar Conta para recuperar o cadastro”. E pronto! Está feito.

Como conferir o local de prova do Encceja 2023?

O local da realização do exame da prova Encceja 2023 será divulgada próximo ao dia de realização do exame, e não no momento da inscrição.

Por isso, fique atento à página do Encceja. É importante que o estudante verifique os horários de abertura e fechamento dos portões, além do horário que a prova será aplicada.

Como é a prova Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma possui trinta questões de múltipla escolha mais a proposta de redação. São abordadas as seguintes áreas de conhecimento:

Encceja Ensino Fundamental:

– Prova 1: Ciências Naturais, no período da manhã e duração de 4 horas.
– Prova 2: Matemática, no período da manhã e duração de 4 horas.

– Prova 3: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, no período da tarde e duração de 5 horas.

– Prova 4: História e Geografia, no período da tarde e duração de 5 horas.
Encceja Ensino Médio:
– Prova 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no período da manhã e duração de 4 horas.
– Prova 2: Matemática e suas Tecnologias, no período da manhã e duração de 4 horas.
– Prova 3: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, no período da tarde e duração de 5 horas.
– Prova 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, no período da manhã e duração de 5 horas.

More to explorer

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS