Como estudar para o Enem

Facebook
Twitter
LinkedIn
como estudar para o enem

O tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio vai acontecer, em 2023, nos dias 5 e 12 de novembro. E se você está aqui, é porque, provavelmente, vai realizar a prova esse ano e quer aprender como estudar para o Enem.

Então, continue lendo abaixo para saber os detalhes e conhecer algumas dicas extras que podem te ajudar muito!

O Enem 2023

O Enem é utilizado como uma das principais maneiras de ingressar, conseguir bolsas de estudo e financiamentos em instituições de ensino superior, através de programas do Ministério da Educação, como o SiSU, ProUni e Fies.

Todos os anos, a prova conta com 180 questões objetivas, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

As questões são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O que cai no Enem?

Já que o Enem, além de servir para ingressar em instituições de ensino superior, também é utilizado para medir como está o ensino básico no Brasil, pode ser cobrado qualquer conteúdo que esteja na grade curricular de ensino do país.

Sendo assim, fica difícil prever exatamente o que vai cair na prova. O ideal é estudar um pouquinho de tudo, mas, quase sempre, isso não é possível.

Por isso, o melhor a ser feito é estudar com base nos assuntos que mais caem, ano após ano, nas provas do Enem.

O que priorizar na hora de estudar?

Uma das principais coisas que devem ser priorizadas na hora de estudar para o Enem é a interpretação de texto. Isso vai te ajudar muito a entender o que cada uma das questões está pedindo e o que cada alternativa está querendo dizer.

Por ser uma prova muito extensa, chega uma hora que, pelo cansaço, as questões começam a parecer mais confusas e complicadas. Ter uma boa interpretação de texto e treinar essa habilidade com frequência, já torna muito mais fácil a compreensão de enunciados.

Por onde estudar?

Pensando que a estrutura das provas do Enem, em todos os anos, é sempre a mesma, e que existem alguns conteúdos que se repetem com certa frequência, uma ótima maneira de estudar para o exame é através das provas antigas.

Também é possível estudar através de vídeos gratuitos no Youtube, aulas online ou aulas presenciais em cursinhos preparatórios.

Dica de estudo:

Uma ordem que costumamos recomendar para estudar é:

1°- Eixo de LINGUAGENS, já que é aqui que é ensinada a interpretação de textos.

2°- Eixo de HUMANAS, que exige a interpretação de textos, previamente estudada em linguagens, para a resolução de parte das questões.

3°- Em terceiro lugar vem a MATEMÁTICA.

4°- E, por último, o eixo de CIÊNCIAS DA NATUREZA, no qual algumas questões possuem tabelas e gráficos que precisam ser interpretados, coisas que você já terá praticado no eixo de matemática.

Mas é sempre bom lembrar que cada aluno aprende de maneira diferente. 

Outra ordem que costuma funcionar é começar pelas matérias que você tenha mais facilidade. Dessa forma, você consegue criar um ritmo de estudos, tornando mais fácil mantê-lo na hora de estudar as matérias nas quais você tem maior dificuldade.

Ainda dá tempo de estudar pro Enem 2023?

Por mais que o Enem já esteja logo aí, nunca é tarde demais pra começar a estudar.

O importante agora é entender as melhores maneiras de otimizar os seus estudos, já que o tempo é curto e os conteúdos que podem cair são muito variados.

E, se você quiser aprender técnicas valiosas, que podem mudar completamente o seu resultado do Enem em muito pouco tempo, cadastre-se abaixo e nós vamos te mandar tudinho!

More to explorer

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS