Como terminar os estudos no Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
terminar os estudos no Brasil

Existem muitos motivos que podem fazer alguém não terminar os estudos no Brasil na época da infância e adolescência: a necessidade de trabalhar desde cedo para ajudar sua família, a dificuldade de acesso à uma escola, a falta de apoio e interesse nos estudos, etc.

O que acontece é que muitos só entendem o valor do diploma de ensino médio no momento em que realmente precisam dele, seja para fazer uma faculdade, um concurso ou para conquistar uma promoção ou vaga de emprego.

A educação no Brasil

De acordo com a pesquisa mais recente do IBGE (2022), quase metade da população adulta do Brasil não tem o diploma do Ensino Médio (46,9%), sendo que 24% não chegou a completar nem mesmo o Ensino Fundamental.

A educação para jovens e adultos começa a se destacar no Brasil em 1934, quando o governo cria o Plano Nacional de Educação que define como dever do Estado o ensino primário integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva para adultos como direito constitucional.

Depois disso, o ensino de jovens e adultos passou por muitas mudanças até chegar no momento atual, em que existem diversas novas facilidades para simplificar ao máximo o processo de terminar os estudos.

Educação para jovens e adultos

Mesmo com os programas gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecidos pelo governo, ainda existia uma quantidade muito grande de pessoas que iniciavam esse processo e não conseguiam terminá-lo pelos mais variados motivos.

O maior problema dos supletivos convencionais é que são muito demorados. Em média, cada série da escola que ficou faltando completar, demora 6 meses para ser feita pelo EJA.

É necessário assistir várias horas de aula ao longo da semana, o que pode se tornar muito cansativo e não se encaixar na rotina de grande parte das pessoas.

Foi pensando nisso que o Ministério da Educação precisou buscar outras maneiras de incentivar jovens e adultos a terminarem seus estudos.

A melhor forma de terminar os estudos no Brasil

Existe, hoje em dia, uma maneira de terminar os estudos no Brasil de uma forma muito mais rápida que nos supletivos convencionais. Você pode estudar online, fazer apenas uma prova e receber o seu diploma certificado pelo MEC, válido no país todo, diretamente pela Secretaria da Educação da sua cidade.

Com uma única prova, é possível terminar todas as séries que ficaram faltando de uma vez só e concluir o Ensino Fundamental e Médio juntos.

A prova cobra conteúdos de toda a grade curricular do ensino básico no Brasil e é necessário atingir uma nota mínima para ser aprovado e receber o certificado.

Uma única prova para terminar os estudos

Essa nova modalidade de supletivo, em que é possível terminar todas as séries de uma vez só com apenas uma prova, se chama Encceja e é oferecida pelo próprio governo e Ministério da Educação, de forma gratuita.

A preparação para essa prova, entretanto, fica por conta do participante que deseja concluir seus estudos. E, mais do que aprender os conteúdos que podem ser cobrados, é muito importante que o aluno aprenda as melhores dicas e estratégias de resolução da prova.

Como estudar para o Encceja

Existem várias maneiras de estudar e se preparar para a prova do Encceja, mas o principal que você deve saber é: não é necessário estudar todos os conteúdos da grade curricular do ensino médio.

O melhor a ser feito é estudar de forma estratégica, de acordo com a estrutura da prova do Encceja e como ela é corrigida.

Se você está buscando um curso completo e que foque 100% na sua aprovação, o Termine é a resposta! Nele você terá conteúdos exclusivos e aulas com professores especialistas em Encceja, além de ter todo o suporte das nossas tutoras. 

Se quiser saber mais informações, preencha o formulário abaixo:

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS