Conheça a forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Facebook
Twitter
LinkedIn
forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Existe uma grande parcela da população adulta do Brasil que não terminou os estudos – 46,9%, mais especificamente. Dessa porcentagem, boa parte das pessoas tem o sonho de finalizar seus estudos e busca pela forma mais rápida de terminar o Ensino Médio.

E se eu te contar que existe, sim, uma forma bem mais rápida que as convencionais para terminar os estudos? Siga lendo até o final para entender.

A educação básica no Brasil

Infelizmente, muitas pessoas, até hoje, ainda acabam tendo que deixar de estudar na infância ou adolescência pela necessidade de trabalhar desde cedo para ajudar a família, pela dificuldade de acesso à uma instituição de ensino, ou por diversos outros motivos.

Depois de adultos, têm menos tempo ainda para frequentar horas de aula todos os dias, durante anos. Por isso, entende-se a necessidade de serem criadas maneiras alternativas para conquistar o diploma.

Os popularmente conhecidos como supletivos vêm ajudando milhares de pessoas todos os anos a concluírem seus estudos, mesmo depois de vários anos fora da escola.

Por isso, no Brasil, hoje em dia, existem algumas maneiras diferentes de terminar os estudos, umas um pouco mais demoradas e outras bem mais rápidas, que tornam todo esse processo mais acessível, para que cada vez mais pessoas busquem por terminar o ensino básico.

Por que terminar os estudos?

Assim como existem muitas pessoas que sonham em conseguir terminar os seus estudos, existem também muitas que não enxergam a necessidade disso, principalmente por já estarem há tantos anos sem estudar.

Acontece que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente e oferecido cada vez menos aos trabalhadores. Diversas pesquisas apontam que, quanto menos estudo uma pessoa tem, menores são as oportunidade profissionais e maiores são as chances de perder um emprego ou receber salários mais baixos.

Além disso, terminar os estudos proporciona a possibilidade de realizar uma faculdade, prestar concursos públicos, etc, o que pode também causar um grande impacto positivo na vida profissional de muita gente.

Qual a forma mais rápida de terminar o Ensino Médio?

A modalidade de supletivos mais conhecida é o EJA (ou Ceeja, Ceebja, etc), mas o que muitos não sabem é que essa não é a única forma de adultos concluírem o ensino médio. 

Com o EJA é possível terminar as séries mais rápido do que quando são feitas nas escolas, mas ainda demanda bastante tempo e acaba sendo um inviável pra quem tem que, além de estudar, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e da família, etc.

Pensando nisso, foi criado o Encceja, que, atualmente, é a forma mais rápida que existe no Brasil pra terminar o Ensino Médio, no qual é possível concluir, de uma vez só, todas as séries que ficaram faltando.

Essa modalidade de supletivo trata-se de uma única prova, que cobra os conteúdos da grade curricular do ensino básico.

Como é a prova do Encceja?

A prova dura um dia inteiro e possui uma redação dissertativa argumentativa, além de 180 questões objetivas, sendo elas:

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. 

É preciso se inscrever, por meio de um site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), para poder realizar a prova, que acontece apenas uma única vez por ano.

Ao atingir a nota mínima exigida (100 pontos), seu certificado já está garantido e é emitido pelas unidades certificadoras aprovadas pelo Ministério da Educação.

Como se preparar para a prova?

Por se tratar de uma prova tão longa e cansativa é preciso que seja feita uma preparação específica para isso. Existem várias estratégias que facilitam a realização dessa prova e que aumentam muito as chances de aprovação.

É possível estudar por meio de vídeos no Youtube, cursos presenciais e cursos online, além da possibilidade de realizar simulados e utilizar provas antigas como base para conhecer melhor a estrutura da prova.

Uma ótima opção pra quem não quer voltar pra sala de aula mas, ainda assim, quer ter um acompanhamento mais próximo, são os cursos online.

Nós do Termine, por exemplo, temos cursos completos de preparação para o Encceja, com metodologias e técnicas exclusivas que já fizeram com que mais de 100 mil alunos nossos conquistassem a aprovação e o diploma.

Se quiser saber mais, é só se cadastrar no formulário abaixo:

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS