Diploma falso: será que vale a pena?

Facebook
Twitter
LinkedIn
diploma falso

É bem comum escutarmos relatos de pessoas que compraram um diploma falso ou caíram em algum golpe, achando que iam terminar os estudos e receber um certificado válido, mas no final recebem um falsificado. Em ambos os casos, existe uma grande chance de perceberem que o documento não é verdadeiro, o certificado não ser aceito, e ainda gerar um constrangimento. Então, será que vale a pena?

Terminar os estudos no Brasil

Muitas pessoas acabam deixando os estudos de lado na infância e adolescência por diversos motivos, seja pela dificuldade de acesso às escolas ou pela necessidade de trabalhar desde cedo para ajudar a família. 

Por isso, existem os supletivos, que se tratam de uma modalidade de estudos para essas pessoas que não terminaram o ensino básico no tempo “certo”. 

Mas, mesmo com os supletivos, que já possuem uma duração menor do que as séries do Ensino Fundamental e Médio, ainda é demandada muita disponibilidade e tempo dos alunos.

Encceja

Existe uma nova modalidade de supletivos criada pelo próprio Ministério da Educação que tem como objetivo principal facilitar o processo de certificação de jovens e adultos no Brasil: o Encceja.

Encceja é a sigla para Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos. É uma prova que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão de nível fundamental ou médio para aqueles que forem aprovados. 

Por ser uma prova elaborada, executada e aplicada pelo Ministério da Educação, o seu certificado é totalmente válido e, nesse caso, você não precisa se preocupar com os golpes de supletivo.

Vale a pena comprar um diploma?

Justamente pelo processo de terminar os estudos não ser tão simples e rápido assim, muitas pessoas preferem seguir o caminho mais fácil e comprar um certificado de conclusão dos estudos falsificado.

O problema é que, além da falsificação de documentos ser um crime, é bem provável que esse certificado, mais cedo ou mais tarde, não seja aceito em algum momento que você precise. Seja para fazer uma faculdade, um concurso público ou conseguir uma vaga de emprego, há grandes chances de que em algum momento o diploma falso seja rejeitado.

Sendo assim, por mais que comprar um certificado poupe tempo e esforços, além de não ser nada ético, também não vale a pena pela grande chance de descobrirem que o documento é falsificado.

Golpe do diploma falso

Pense no seguinte cenário: você está buscando se formar no Ensino Médio e te fazem a promessa de terminar os estudos de forma extremamente rápida. 

Geralmente é cobrado um valor e oferecido um curso, como em um supletivo convencional. Até então, tudo parece estar certo. 

Ao concluir o curso, a pessoa recebe o certificado de conclusão do ensino médio mas, ao tentar utilizá-lo, percebe que, na verdade, recebeu um diploma falso. 

Isso pode acontecer porque diversas instituições fazem a promessa do diploma sem serem, realmente, certificadas pelo Ministério da Educação. Isso significa que, oficialmente, não poderiam emitir certificados e diplomas oficiais, aprovados pelo MEC.

Como saber se um diploma é verdadeiro?

Para ter certeza que um supletivo não é golpe, ele precisa ser certificado pelo MEC. Para checar essa informação, você pode consultar a rede de ensino da sua cidade acessando o site da Secretaria de Educação do estado em que você mora. Dessa forma, você consegue consultar as instituições oficiais que podem gerar o certificado oficial para você.

Algumas instituições, como nós do Termine, não emitem o certificado e, sim, fazem a preparação de seus alunos para a certificação. Sendo assim, não precisam ser reconhecidas pelo Ministério da Educação, já que não fazem o processo de certificação, propriamente dito.

More to explorer

Tema da redação Encceja 2024

A verdade é que não dá para prever qual será o tema da redação do Encceja 2024. Mas então, como se preparar para algo que a gente não sabe ?

forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Encceja em 2 meses: Como se preparar?

Dois meses pode parecer pouco, mas dá pra fazer muita coisa se você souber organizar o seu tempo. Descubra como se preparar para o Encceja.

SIGA-NOS