Ensino Médio sem voltar pra sala de aula

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ensino Médio sem voltar pra sala de aula

Teoricamente, o ensino básico (Ensino Fundamental e Ensino Médio), no Brasil, deve ser completo na infância e na adolescência, mas, pelos mais diversos motivos, isso acaba não sendo possível para uma grande parcela da população.

Terminar o ensino médio depois da adolescência

Seja pela necessidade de trabalhar para ajudar a família ou pelo difícil acesso às escolas, muitas pessoas não terminam seus estudos no momento “certo” e depois não conseguem ou não querem mais ir atrás disso.

Muitas pessoas pensam que não vale a pena terminar os estudos depois que já são adultos, por acharem que já estão velhos demais para isso, e muitos também têm o sentimento de medo ou vergonha por ter que passar por esse processo.

Mas o que poucas pessoas sabem é que não existe uma única maneira de conquistar o tão sonhado diploma do Ensino Médio.

Supletivo – EJA, Ceeja, Ceebja 

Uma das coisas que mais desanima e desmotiva as pessoas a terminarem seus estudos na idade adulta é ter que voltar para a sala de aula e estudar por muitas horas todos os dias. Ainda mais pensando na rotina exaustiva que a maioria da população vive, ainda ter que adicionar aproximadamente 4 horas de estudo presencial todos os dias pode ser um grande problema.

Além de que o supletivo convencional pode demorar vários anos até ser completo e, por causa disso, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho. 

A cada ano do ensino básico que ficou faltando completar, é exigido um semestre de supletivo, ou seja, se você parou de estudar na 6ª série, por exemplo, será necessário cumprir, pelo menos, 3 anos de aulas para conseguir seu diploma do Ensino Médio.

E, ainda por cima, podem existir filas de espera nos supletivos, de acordo com a demanda existente em cada lugar, o que atrasaria ainda mais esse processo de terminar os estudos.

Não quer voltar para a sala de aula? 

Muita gente deixa de voltar a estudar para terminar os estudos apenas por não querer, de jeito nenhum, voltar a frequentar uma sala de aula, como na época da escola.

Mas, hoje em dia, existe uma nova maneira de conquistar o diploma do ensino médio em um tempo muito menor e sem ter que frequentar aulas presenciais todos os dias.

O Ministério da Educação (MEC), vendo a dificuldade das pessoas em ter que passar pelo EJA para completar seus estudos, criou uma maneira facilitada de realizar esse processo, para que mais pessoas tenham a oportunidade de ter seus diplomas.

O Encceja é uma novidade proposta pelo MEC, que tem como objetivo incentivar e viabilizar que muito mais gente conclua o Ensino Médio de forma mais rápida e prática.

Trata-se de uma prova onde os conhecimentos dos participantes são avaliados e, ao atingirem uma determinada nota, são considerados aptos para receber o diploma do Ensino Médio.

Terminar os estudos online e rápido

Já pensou que, ao invés de frequentar aulas presenciais todos os dias por anos, você poderia estudar apenas 15 minutos por dia, totalmente online e ainda demorar muito menos tempo para terminar o processo do diploma?

Por mais que pareça bom demais pra ser verdade, eu te garanto que é totalmente possível e, inclusive, mais simples do que você imagina.

O Encceja possibilita que um número muito maior de pessoas por ano receba o certificado de conclusão dos estudos, propiciando melhores condições de vida, mais oportunidades de trabalho, possibilidade de fazer faculdade ou prestar concursos, etc.

Se você ficou interessado no Encceja e quer saber mais sobre esse processo e sobre como nós, do Termine, podemos te ajudar muito nisso, cadastre-se abaixo e nós vamos enviar no seu email tudo que você precisa saber:

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS