Enem 2023: datas, edital, horário, local, etc.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Enem 2023

Está chegando a tão aguardada data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem. E se você vai prestar o Enem 2023, esse post é pra você!

Pra quem ainda está com dúvidas sobre a prova, é só continuar lendo até o final!

O que é o Enem

Em 2004 foi criado o Enem, uma prova com o objetivo de avaliar a qualidade da educação no Brasil, principalmente no Ensino Médio. 

Depois de um certo tempo, o exame passou a ser utilizado também como uma das maneiras mais populares de ingressar, conseguir bolsas de estudo e financiamentos em instituições de ensino superior, através de programas do Ministério da Educação, como o SiSU, ProUni e Fies.

Enem 2023

Quem se inscreve para realizar a prova, responde uma prova de 180 questões e produz uma redação dissertativa argumentativa. 

As questões são todas objetivas e são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Datas e horários

As provas, hoje em dia, são aplicadas no segundo semestre do ano, em dois domingos seguidos, no período da tarde. 

O Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, e os horários das provas são:

Dia 5 de novembro (5h30 de prova)
  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término da prova: 19h
Dia 12 de novembro (5h de prova)
  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término da prova: 18h30

É muito importante se atentar, principalmente, ao horário dos portões, já que eles são fechados pontualmente às 13h e quem chega após esse horário é impedido de entrar e realizar a prova.

Local de prova

O Enem 2023 será aplicado em 1750 cidades espalhadas por todo o país. Já na inscrição para a prova os participantes precisam selecionar em qual cidade irão realizar o exame.

Mas para saber o seu local de prova exato, é preciso acessar a página do participante. Essa informação só é divulgada ao público em uma data mais próxima da prova, então, até o momento, ainda não é possível acessar esses dados.

Página do participante

Todas as informações que você precisa para realizar a prova (número de inscrição, local de prova, cartão de confirmação, etc) podem ser encontradas no Página do Participante Enem.

Lá você pode acompanhar todo o seu processo, desde o momento da inscrição até quando saírem os gabaritos e resultados.

Acessar essa página é muito simples, mas algumas pessoas ficam com dúvidas. Então, por isso, logo abaixo, fizemos um passo a passo completo para todos conseguirem acessar:

1° passo

Acessar a Página do Participante e clicar no botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”

2° passo

Preencha o campo com seu CPF e clique em “Continuar”.

3° passo

Digite a senha respectiva ao seu cadastro do gov.com e clique em “Entrar”

4° passo

Possivelmente aparecerá um CAPTCHA – uma forma de autenticação na qual você deve completar um “desafio” para garantir a segurança do seu acesso, como no exemplo abaixo. Leia as instruções que aparecerão para completá-lo.

5° passo

Pronto! Agora é só clicar na opção que você está buscando para acessar as suas informações.

O edital do Enem 2023

Tentamos abordar todos os tópicos de maiores dúvidas sobre o Enem, mas existem muitos outros detalhes mais técnicos que não mencionamos.

Se você ainda tiver alguma dúvida com relação a estes detalhes, você pode acessar o Edital do Enem, onde todo tipo de informação sobre o exame é explicado de forma detalhada, para que não restem dúvidas.

E se estiver precisando de uma ajudinha nessa reta final do Enem, você pode se cadastrar abaixo, que nós vamos te ajudar!

More to explorer

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS