Por onde começar a estudar para o Encceja?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Estudar para o Encceja

Quando precisamos nos preparar para um momento importante – uma prova, por exemplo, uma das partes mais complicadas do processo pode ser definir por onde começar a estudar. E estudar para o Encceja não seria diferente, né?

Pensando nisso, um grande passo na direção da sua aprovação no Encceja é começar esse processo organizando os seus estudos, definindo prioridades e entendendo o que falta para que os seus objetivos sejam alcançados.

Como é a prova do Encceja?

Entender como funciona a prova do Encceja é fundamental para garantir a sua aprovação

O desempenho dos participantes, que desejam receber o diploma de Ensino Fundamental ou Médio, é avaliado não somente a partir de seus conhecimentos dos conteúdos, mas também pelas suas relações com a sociedade. 

O exame é aplicado ao longo de um dia inteiro e é composto por 4 provas, cada uma contendo 30 questões objetivas, e uma redação. É necessário alcançar a nota mínima de 100 pontos em todas as disciplinas e 5,0 na redação para garantir o certificado.

Como me organizar para estudar?

Pode parecer contraditório, mas o que recomendamos é: não estude todos os conteúdos do Ensino Médio!

Principalmente se você não estiver com tanto tempo de sobra antes da prova, a melhor forma de se organizar para estudar é entendendo o conceito de Mapa da Mina, no qual dividimos a prova entre questões verdes (fáceis), amarelas (médias) e vermelhas (difíceis).

Para garantir uma nota boa no Encceja é preciso que, ao corrigirem a sua prova, identifiquem coerência nas questões acertadas. Se você acertar muitas questões difíceis, mas errar as fáceis, sua nota não será boa e, possivelmente, não será suficiente para te aprovar.

Acertar questões difíceis sem acertar as fáceis e médias demonstra incoerência e desperta dúvida se o participante realmente sabe os conteúdos ou se acertou as questões na base do chute.

Por onde começar a estudar?

Agora chegou o momento de entender qual ordem de matérias e conteúdos nós consideramos como a melhor para estudar:

  • 1°- Nós recomendamos aos nossos alunos que comecem estudando o eixo de LINGUAGENS, já que é aqui que ensinamos sobre interpretação de textos.
  • 2°- Depois, vem o eixo de HUMANAS, que exige a interpretação de textos, previamente estudada em linguagens, para a resolução de parte das questões.
  • 3°- Em terceiro lugar vem a MATEMÁTICA.
  • 4°- E, por último, o eixo de CIÊNCIAS DA NATUREZA, no qual algumas questões possuem tabelas e gráficos que precisam ser interpretados, coisas que você já terá praticado no eixo de matemática.

Mas gostamos sempre de lembrar que cada aluno aprende de maneira diferente. Pensando nisso, outra ordem que costuma funcionar é começar pelas matérias que você possui maior facilidade. Dessa forma, você consegue criar um ritmo de estudos, tornando mais fácil mantê-lo na hora de estudar as matérias nas quais você possuir maior dificuldade.

Cursos para estudar para o Encceja

Quando se trata de cursos que te ajudam a passar no Encceja, existe uma variedade enorme de tipos, modelos e preços. Uma maneira de estudar, para quem consegue se organizar sozinho, são as videoaulas no YouTube. Os canais que mais indicamos para estudar para o Encceja são:

Caso você esteja procurando um canal com com dicas de resolução e maior fonte de informação do Encceja como um todo, o canal do Termine seus Estudos é a solução!

E para quem quer uma experiência mais completa que foque 100% em sua aprovação no Encceja, com o objetivo de conquistar seu tão sonhado diploma, temos a solução perfeita para você! Clique no botão abaixo e entenda:

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS