Gabarito Encceja 2023 – como acessar, datas e resultado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Gabarito Encceja

A prova, que é tão aguardada durante o ano todo, finalmente chegou e, muitas dúvidas surgem nesse momento, como quando serão divulgados os resultados e o gabarito Encceja 2023.

E é sobre isso que iremos falar hoje, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Encceja 2023

Esse ano, a prova do Encceja, que  aconteceu durante todo o dia 27 de agosto, contou com mais de 1 milhão de inscritos, sendo 82% destes, inscritos para fazer a avaliação do Ensino Médio, de acordo com o Inep.

Espalhados por mais de 600 cidades, estes inscritos realizaram a prova no último domingo em busca do certificado de conclusão dos estudos, seja do Ensino Fundamental, ou de todo o Ensino Médio.

A prova é dividida em 4 eixos, cada um contendo 30 questões, além de uma redação que faz parte do eixo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A nota das provas objetivas varia de 60 a 180 pontos e a redação vai de 0 a 10 pontos, mas, para ser aprovado, é preciso tirar, no mínimo, 100 pontos em cada um dos eixos e 5,0 pontos na redação.

Gabarito Encceja 2023

De acordo com o Edital, publicado pelo Inep, o gabarito Encceja 2023 poderá ser divulgado até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame. Logo, ainda não há uma data exata de quando isso vai acontecer. 

Sendo assim, caso queira checar o gabarito da prova para diminuir um pouco a ansiedade para os resultados definitivos, fique de olho nisso.

Caso ainda não tenha feito isso, você pode seguir o Termine no Instagram para ficar por dentro dessas novidades. No dia em que o gabarito for divulgado, vamos postar o informativo imediatamente.  

Quando o Gabarito Encceja 2023 for divulgado, você pode acessá-lo através do Portal do Inep para conferir suas respostas.

Além disso, os professores do Termine comentaram as provas do ENCCEJA 2023. Você pode conferir no vídeo abaixo quais foram as questões mais importantes na prova deste ano:

Nota do Encceja

Na prova do Encceja, assim como na do Enem, o desempenho dos participantes é medido com base no sistema de avaliação TRI, que mede a coerência dos seus acertos no exame.

Isso significa que, mesmo acertando várias questões, sua nota pode ser prejudicada se, no momento da correção, essa coerência nas respostas não for identificada.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, é possível ser aprovado no Encceja e tirar uma nota boa sem precisar acertar um grande número de questões da prova.

Para garantir que os seus acertos apresentem a coerência necessária para uma boa nota, é preciso fazer a prova de forma estratégica e focar em questões específicas – as verdes.

As questões verdes são as questões fáceis da prova, que podem ser identificadas utilizando os métodos do Mapa da Mina.

Como saber se eu fui aprovado ou não?

Apenas com acesso ao gabarito Encceja 2023, não é possível saber sua nota exata com certeza absoluta.

Até é possível serem feitas estimativas, mas a certeza mesmo só vem quando os resultados definitivos forem divulgados, coisa que, este ano, vai acontecer apenas no dia 22 de dezembro.

O acesso a essa informação, quando já estiver disponível, deverá ser feito pela Página do Participante Encceja. Lá, você só precisa fazer o login com seu CPF e senha.

More to explorer

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS