Reaplicação do Encceja 2023: como funciona?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reaplicação do Encceja

Para quem não compareceu à prova, ainda há uma última esperança: a reaplicação do Encceja, ou segunda chamada. 

Se quiser saber mais sobre isso, continue lendo até o final!

O Encceja 2023

A prova do Encceja aconteceu no último domingo, dia 27 de agosto, e contou com mais de 1 milhão de inscritos, espalhados por mais de 600 cidades do país, em busca do diploma do Ensino Fundamental ou Médio.

A prova é dividida em 4 eixos, cada um contendo 30 questões, além de uma redação que faz parte do eixo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A nota das provas objetivas varia de 60 a 180 pontos e a redação vai de 0 a 10 pontos, mas, para ser aprovado, é preciso tirar, no mínimo, 100 pontos em cada um dos eixos e 5,0 pontos na redação.

O exame possui regras bem rígidas que são seguidas à risca, como os horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova. Os participantes que chegam atrasados, por qualquer motivo que seja, são impedidos de realizar a prova.

A reaplicação do Encceja 2023

Se você não pôde realizar a prova no último domingo, dia 27 de agosto, saiba que ainda pode ter uma solução para você. Talvez o seu caso se encaixe para realizar a segunda chamada, ou reaplicação do Encceja.

Quem pode solicitar a reaplicação do Encceja?

Apenas alguns casos são considerados como válidos para aplicar para a segunda chamada da prova. Não é qualquer atraso ou imprevisto que configura como um motivo plausível para a falta.

Sabendo disso, os únicos casos em que a reaplicação do Encceja é possível são:

Motivo 1: Casos de doença infectocontagiosa

Sendo elas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Nesses casos, é preciso ser feita a comprovação da doença com um atestado médico contendo: nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e identificação do médico, com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de outro órgão competente. 

Motivo 2: Participante afetado por problemas logísticos durante a prova

Por exemplo: desastres naturais que tenham prejudicado a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou erro de execução do procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Como solicitar a reaplicação do Encceja?

Se você se enquadra em um desses dois casos, você pode solicitar a reaplicação da sua prova do Encceja através da Página do Participante. Lá, você deve fazer o login com seu CPF e senha gov.com, assim como é feito para acessar o local de prova e o cartão de confirmação.

Você vai encontrar a opção “Solicitação de Reaplicação” no menu lateral, e é aí que você deve clicar.

Depois você deve escolher qual é o período que você deseja reaplicar. Se for os dois, é só selecionar ambos.

Então, selecione o motivo da sua ausência e justifique de forma bem detalhada o que fez com que você não pudesse realizar a prova.

ATENÇÃO! – Essa solicitação precisa ser feita em até 5 dias úteis após a prova, ou seja, até sexta-feira, dia 1 de setembro.

Depois de enviada, sua solicitação passará por uma avaliação feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), podendo ser aprovada ou não.

É importante que o participante acompanhe a Página do Participante com certa frequência para estar à par das atualizações e conferir se a solicitação foi aprovada ou recusada.

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS