Estudar todos os dias não é o suficiente! Você precisa ter foco nos estudos, e estar concentrado no conhecimento que está recebendo. De que adianta receber um monte de informações e não reter nenhuma? Por isso, é muito importante conhecer estratégias de como manter o foco durante os estudos.
Foco nos seus objetivos
Tenha sempre sua mente voltada para aquilo que você deseja alcançar. Traga à memória o porquê de você ter começado. Isso ajuda a perseverar nos momento que for mais difícil continuar, naquela hora que você só precisa que aconteça algo pequeno para desistir de vez.
Foco no que você decidiu que vai alcançar. Não tire seus olhos dali!
Tenha pequenas pausas
As pequenas pausas são um “respiro” no meio dos seus estudos. Elas não servem para dispersar, mas para dar mais energia, para impulsionar.
Bom lembrar que as pausas não são para entrar nas suas mídias sociais e ficar lá por horas sem fim. Uma pausa dura entre 5 a 15 minutos. Elas servem para recarregar a sua energia
Preparar um café, tomar algo nutritivo, lavar o rosto, tomar um banho gelado… Você também pode usar para ler algo mais descontraído, um livro tranquilo ou um bom artigo.
Deixe aquilo que te distrai longe. Foco nos estudos
Quando você tem um grande objetivo, você terá também grandes desafios. Mas, sobre muitos deles, você tem total controle e às vezes , por bobeira, se distraindo e perdendo o foco.
Dica importante: Se você não consegue deixar o celular perto e ficar sem mexer, deixe ele bem longe de você. Isso não é novidade, mas é muito negligenciado.
Você se conhece, você sabe o que pode te distrair, muitas vezes não é o celular, mas aquele objeto em cima da mesa que você fica mexendo e, quando vê, sua aula está acabando e se te perguntassem o que foi falado nela, você não saberia responder.
Se seu objetivo é focar, tiro tudo aquilo que pode te distrair.
Um ambiente organizado
Mantenha o ambiente em ordem e assim você mantém a sua mente em ordem. Estar organizado, limpo e aconchegante é um combo perfeito para uma boa motivação para estudar. Além disso, não terão distrações, não deixe roupa e sapatos jogados, deixe apenas o essencial em cima da sua mesa de estudos – estojo, caderno, o aparelho que usa para ver as aulas e talvez uma luminária ou alguns livros.
Mas nem sempre teremos o ambiente mais adequado, uma mesa espaçosa, ou um lugar silencioso. Nesses casos, a sua disposição precisa ser dobrada, seu esforço e foco também. Use um fone se tiver, se ele não funcionar para ocultar muito os barulhos lá de fora, coloque uma música calma e sem letra – elas podem te distrair – para ficar mais alto do que as conversas, músicas externas ou programas da tv.
Mesmo não sendo o melhor para agora, no que você puder, dê o seu melhor, deixe o mais organizado possível, faça o que estiver ao seu alcance e não deixe de fazer o que precisa fazer por não ter o ideal.
Encontre conforto no desconforto
Eu sei, eu entendo que é difícil, às vezes exaltante, quem sabe você precisa conciliar estudos e trabalho. Mas sabe a verdade? Você precisa fazer isso, essa é sua realidade no momento.
Quando você for estudar, não vá já com o pensamento de que será um momento chato, que você está contando os segundos para acabar sem antes mesmo de começar.
Se for assim, você já está condicionando a sua mente a fazer o mínimo. Você não vai se esforçar para dar o seu melhor para algo que é “chato” e que você “não vê a hora de acabar”. Talvez tenha sido um tempo perdido, porque você não desfrutou e não aproveitou todo o conteúdo que recebeu.
Como ter foco estudando sozinho?
Sem dúvidas, estudar sozinho é um trabalho mais difícil e requer mais esforço e disciplina. Bom, não é uma tarefa impossível, mas com certeza, ter alguém que te acompanhe e te passe as orientações, é muito melhor. Com ajuda, você consegue chegar onde você precisa mais rápido.
Esse é o propósito do Termine. Terminar os seus estudos é conseguir realizar tantos sonhos que ficaram guardados na gaveta porque você não tem um diploma. O Termine te ajuda a focar naquilo que faz você ter o seu certificado em mãos.