Sem tempo para estudos? 10 estratégias para aplicar

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você não tem tempo ou não sabe administrá-lo?

Para resolvermos um problema, a princípio precisamos ser honestos, analisar a situação como ela é. Será que realmente faltam horas no seu dia ou você só não está gerindo o seu tempo da melhor forma? Você realmente não tem tempo para os estudos?

Deixa eu perguntar, quanto tempo você passa no seu celular? Se ele não é uma ferramenta de trabalho e você tem ficado mais de três horas mexendo nele, talvez você esteja deixando um tempo precioso de lado, não acha?

A primeira dica que te dou, depois de ser honesto com você mesmo é: todo o tempo excessivo que você passa mexendo no celular, você vai transferir para o seu tempo de estudos. No começo pode ser difícil, principalmente porque você vai estar trocando algo que te oferece prazer imediato por algo que, como o tempo e resultado, vai te trazer isso. Por isso, foque naquilo que você decidiu que quer e precisa e tenha constância. 

De qualquer forma, estudar sozinho é mais difícil do que com uma equipe que te acompanha e te direciona durante todo o caminho que você precisa trilhar. O Termine já ajudou milhares de pessoas, queremos ajudar você também.

Onde existe vontade, existe um caminho.

Quando você quer algo, mas quer de verdade, você precisa se dedicar. Isso significa que você vai fazer sem vontade, vai fazer estando cansado, vai continuar quando só queria jogar a toalha e desistir de tudo.

O que faz você continuar quando as circunstâncias e às vezes, até você mesmo, parece estar lutando contra aquilo que você decidiu fazer? Propósito. O propósito é o motivo por você estar fazendo o que faz. Ele te lembra todos os dias o porquê de continuar, onde você quer chegar e os objetivos que quer alcançar. 

Algumas dicas práticas que podem ajudar a perseverar.

  1. Mantenha a ordem no ambiente 

A organização é ótima amiga da disciplina. Mantenha as pequenas coisas em ordem, a sua mesa de estudos – mesmo que seja compartilhada com alguém ou a da sala da cozinha –  sempre limpa e com poucos itens que possam te tirar o foco. Isso faz com que o ambiente fique mais leve, e consequentemente, faz com que você demore mais para se cansar de ficar no mesmo local. O tempo de estudo irá prolongar.

  1. Seguir pessoas que inspiram 

Seguir pessoas que estão no mesmo barco que você ou que conquistaram muitas coisas por terem perseverado e buscado aquilo que desejavam, são uma grande fonte de inspiração e motivação para perseverar nos estudos quando você pensar em desistir.

  1. Pequenas pausas ao dia

Essas pequenas pausas não podem ser motivo para gastar horas no Instagram. São pequenas pausas mesmo, para recarregar as energias e continuar o trabalho. Parar para tomar água, preparar um café ou comer alguma coisa. As pausas são para recarregar a energia e não para te fazer perder o foco. 

  1. Tenha o objetivo sempre em mente

Cole frases que te trazem sempre a memória pelo o que está se esforçando, porque deve continuar e aquilo que você precisa fazer. Deixe elas em lugares visíveis, no guarda roupa, em sua mesa ou naquela parece que você fica de frente todos os dias na hora dos estudos.

Algumas frases de exemplo:  “Faça sem vontade”, “Faço isso pelo meu curso dos sonhos”, “Você não vai chegar onde deseja se desistir”, “Desistir não é uma opção”… O importante é fazer sentido para aquilo que você busca.

Sua prioridade agora são os estudos?

Em nossa vida, temos várias áreas importantes como,  trabalho, estudos, saúde, vida espiritual… Cada um divide a sua vida em várias “caixinhas” onde dentro delas tem várias atividade e compromissos diferentes. 

Acontece que, algumas vezes, quando você quer focar em algo, você vai acabar deixando um pouco de lado outras áreas da sua vida. Por exemplo, se você precisa de tempo para os estudos e quer focar nisso, talvez você deixe de fazer exercício todos os dias, ou também, não saia com seus amigos todos os finais de semana.

Isso é uma questão de escolha, é uma decisão. Você não vai negligenciar as outras áreas da sua vida, mas priorizar e dar ênfase para aquilo que é mais importante agora. Ter tempo para estudos.

Aproveite cada momento vago para os estudos.

Nenhum momento, por mais curto que seja, é um desperdício. Você deve aproveitar e usar como oportunidade cada um deles. Para não ficar jogando conversa fora, vou te mostrar com você pode fazer isso de forma prática:

  1. Estudar aos finais de semana

Eu sei que a última coisa que a gente costuma pensar é em estudar nos finais de semana, mas convenhamos, se você está sem tempo, talvez o seu sábado de manhã seja o dia que você irá render mais, sem nada atrapalhando e tirando sua atenção dos estudos,, será o dia que você terá, de verdade, tempo para os estudos.

  1. Leve sempre um livro

No carro, indo para o trabalho, no ponto de ônibus e no trajeto até o seu destino, em uma sala de espera… Leve um livro com você, você pode estar sempre sendo nutrido por algum conhecimento que irá te ajudar. Arrume e observe qualquer oportunidade de tempos para os estudos que você tem. 

  1. Leia artigos.

A internet é cheia de artigos que podem ajudar muito. Assim como esse que você está lendo, o Termine tem muitos artigos sobre o Encceja e com várias dicas de estudo que eu tenho certeza que vão ajudar. Os artigos são leituras rápidas e dinâmicas, com 5 minutinhos você consegue ler um ou até dois artigos e adquirir mais um pouco de conhecimento.

Começar é mais fácil do que recomeçar.

Começar será sempre mais fácil do que ter que recomeçar, isso porque quando você começa está fresquinho na sua cabeça os resultados que quer alcançar, e o propósito por todo o seu esforço. Agora, quando você tem de recomeçar, você se lembra muito mais das dificuldades e do quão difícil foi quando você iniciou a jornada. 

Então, quando você pensar em desistir, lembre-se: começar é mais fácil do que recomeçar e perseverando, você está mais próximo do resultado do que se tiver de começar tudo de novo.

Agora para você que está tendo de recomeçar, você já entendeu o motivo de ser mais difícil do que iniciar, então já sabe também no que precisa focar. Foque no propósito, no resultado e não jogue a toalha.

More to explorer

Tema da redação Encceja 2024

A verdade é que não dá para prever qual será o tema da redação do Encceja 2024. Mas então, como se preparar para algo que a gente não sabe ?

forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Encceja em 2 meses: Como se preparar?

Dois meses pode parecer pouco, mas dá pra fazer muita coisa se você souber organizar o seu tempo. Descubra como se preparar para o Encceja.

SIGA-NOS