Nota Enem: quanto preciso tirar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
nota enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais próximo e umas das principais dúvidas de quem vai realizar a prova são com relação à nota Enem.

Se você ainda está em dúvida de quanto precisa tirar no Enem, leia até o final, que nós vamos te explicar tudo.

O Enem

A prova, que acontece desde 2004, é utilizada como método de avaliação do ensino no Brasil, além de ser uma das principais formas de ingressar em instituições de ensino superior. 

O Enem acontece todos os anos e é destinado, principalmente, aos alunos do último ano do Ensino Médio, mas também àqueles que já se formaram na escola.

A sua nota do Enem pode ser utilizada em três diferentes programas do MEC: o SiSU, o ProUni e o Fies, que oferecem vagas, bolsas de estudo e financiamentos em universidades. Além disso, ainda existem programas em convênio com instituições de ensino de Portugal, que possibilitam que brasileiros possam estudar lá com mais facilidade.

No total, os participantes do Enem precisam responder 180 questões objetivas, divididas entre quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além de elaborar uma redação dissertativa argumentativa.

E, se você vai prestar o exame este ano, provavelmente já deve saber que as datas de aplicação das provas serão nos dois primeiros domingos de novembro, dias 5 e 12.

O que é o T.R.I?

Teoria de Resposta ao Item, ou método TRI, é o nome do mecanismo de correção utilizado nas provas do Enem, que tem como objetivo identificar possíveis chutes e avaliar a coerência das respostas, no geral.

Sabendo disso, é possível utilizar estratégias na hora de estudar para o Enem e de realizar a prova que podem mudar completamente a sua nota.

A prova do Enem é dividida entre questões fáceis, médias e difíceis. Isso é definido de acordo com as questões que foram mais acertadas (fáceis) e as menos acertadas (difíceis) pelos participantes daquela edição.

E assim, a linha de raciocínio é: se o participante não soube as respostas das questões mais básicas (que tiveram mais acertos), consequentemente também não deve saber responder as mais difíceis (que menos pessoas acertaram). Assim, caracterizando seus acertos nas questões mais difíceis como chutes.

Que nota eu preciso tirar?

Essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida, porque não existe uma regra bem definida. Isso é uma questão que muda a cada ano que passa, de acordo com as condições e características da edição.

Para responder isso, podemos fazer comparações com edições anteriores e usá-las como base para ter uma ideia da média das notas.

Por exemplo, acertando apenas 15 questões de cada eixo do Enem, utilizando técnicas e estratégias de resolução da prova, você consegue garantir uma nota boa o suficiente para entrar em cursos como:

  • Direito
  • Engenharia
  • Enfermagem
  • Medicina Veterinária
  • Psicologia 
  • Design Gráfico
  • Administração
  • Nutrição
  • Ciências Contábeis

Como alcançar a nota necessária?

Agora que você já entendeu como funciona o T.R.I, fica muito mais fácil identificar estratégias de estudo e de resolução da prova para garantir uma nota melhor.

Se o método de correção prioriza a coerência, é preciso garantir que os seus acertos sejam coerentes. Assim, a chance de você tirar uma nota boa já aumenta muito.

O principal foco deve ser aprender a identificar quais são os tipos de questões que ano após ano são classificadas como “fáceis” nas provas do Enem e se empenhar para acertar, principalmente, estas.

Claro que as questões médias e difíceis também são importantíssimas, em especial se o curso/faculdade que você pretende cursar possui uma nota de corte mais alta. Mas, antes de pensar em acertar as difíceis, você deve focar nas fáceis, justamente para manter a coerência nos acertos.

Essa técnica é o que nós apelidamos de Mapa da Mina. 

Óbvio que estudar os conteúdos é muito importante para a prova, mas aprender as estratégias pode mudar completamente a sua nota, sem necessariamente mudar o seu número de questões acertadas.

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS