Concurso público sem Ensino Médio

Facebook
Twitter
LinkedIn
concurso público sem ensino médio

Os concursos públicos são uma ótima resposta para aqueles que estão em busca de uma carreira com mais segurança e maiores salários. Mas será que qualquer pessoa pode fazer? E será que dá pra prestar concurso público sem Ensino Médio?

Continue lendo até o final para entender tudo isso!

Pra que servem os concursos públicos?

Os concursos públicos são processos de seleção padronizados para cargos efetivos em entidades públicas.

Por exemplo, se você quer um cargo na Polícia Militar, na prefeitura ou em escolas estaduais e municipais, que são todas entidades públicas, você precisa passar por um concurso público, ou seja, um processo seletivo que é estruturado de acordo com as leis e com as exigências do cargo em questão.

Como funcionam?

Esse processo de seleção avalia as competências dos candidatos em várias etapas, que são divulgadas através de editais e podem variar de acordo com a complexidade do cargo.

Existem concursos federais, estaduais e municipais, e as vagas são divulgadas de acordo com as necessidades de contratação de cada momento e as verbas disponíveis naquela área.

Quando a necessidade de contratações é confirmada pelos órgãos competentes, são abertos os editais, nos quais os interessados devem se candidatar para, então, passarem pelas várias etapas do processo seletivo.

Quais são as vantagens do concurso público?

  1. Maior estabilidade no emprego

Os cargos públicos, no geral, trazem uma estabilidade maior no sentido de haver menos chances de demissões. 

  1. Salários mais atrativos

Geralmente os salários de cargos públicos são maiores do que os de instituições privadas e ainda há uma chance maior de progressão na carreira.

  1. Realização pessoal

Muitas pessoas têm como sonho e principal objetivo conseguir passar em algum cargo público, ainda mais se pensarmos que, geralmente, as vagas são bem concorridas e, para passar, é necessária uma certa preparação.

  1. Benefícios

Além dos salários mais altos, também são oferecidos diversos outros tipos de benefícios para os trabalhadores públicos, como planos de saúde, previdência complementar, vale-alimentação, etc.

Qualquer um pode prestar concurso público?

Não. Existem algumas exigências que podem variar de acordo com o cargo a ser exercido e o nível de concorrência das vagas.

Algumas das exigências são:

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Quitação com as obrigações eleitorais e militares;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Nível de escolaridade compatível com a vaga.

Posso prestar concurso público sem Ensino Médio completo?

Até mesmo os cargos mais baixos e de nível técnico exigem, ao menos, o Ensino Médio completo ou ensino técnico correspondente ao cargo. 

Sendo assim, de forma geral, é preciso, sim, ter o diploma do Ensino Médio para poder participar de concursos públicos.

Como ter o diploma de Ensino Médio de forma rápida?

Você sabia que existe uma maneira de terminar os estudos muito mais rápida do que a convencional e que também é aprovada e reconhecida pelo Ministério da Educação?

Fazendo apenas uma prova, chamada Encceja, você já pode conquistar o seu diploma para, então, poder prestar o concurso público dos seus sonhos.

Para saber mais, que tal conferir um dos nossos posts mais aprofundados sobre o assunto?

EJA ou ENCCEJA – Qual o melhor?

O ENCCEJA é bom para terminar seus estudos?

Ou então, cadastre-se abaixo e vamos te mandar tudo o que você precisa saber!

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS