O Encceja de 2022 foi aplicado dia 28 de agosto e, desde então, os participantes aguardam ansiosos o resultado Encceja 2022.
A prova Encceja oferece a oportunidade da obtenção de certificado de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio para jovens e adultos que não conseguiram no período adequado.
Quando o resultado do Encceja 2022 será divulgado?
Em 2022, mais de 1,6 milhões de pessoas se inscreveram no ENCCEJA, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O resultado não saiu ainda pela quantidade de candidatos. Por isso, a correção demora um pouco.
O Inep não informou quando os resultados do Encceja 2022 serão disponibilizados.
Porém, considerando edições anteriores, há possibilidade de o resultado sair na primeira quinzena do mês de dezembro.
Qual a nota mínima para ser aprovado no Encceja 2022?
Para a aprovação no exame Encceja 2022, tanto o Encceja Ensino Fundamental como Encceja Ensino Médio, o estudante precisa obter uma nota mínima de 100 pontos em cada eixo. Vale destacar que, em Linguagens, o aluno precisa, além dos 100 pontos na prova objetiva (de X), tirar, pelo menos, 5 pontos na redação que vale 10. Alcançando esses valores, o estudante tem a sua aprovação e consegue o certificado de conclusão.
Os aprovados no Encceja devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação para realizar todo o procedimento necessário para a emissão de seu certificado.
Como ter acesso ao resultado do Encceja 2022?
Para acessar o resultado Encceja 2022 basta entrar na página do participante, fazer o login com seu CPF e senha cadastrada no dia da inscrição.
O que fazer com o resultado Encceja 2022?
A partir do resultado Encceja 2022, há muitos caminhos e oportunidades, variando de acordo com o certificado de conclusão que você conseguiu.
Para os candidatos que conseguiram a conclusão do ensino fundamental, é possível se matricular no ensino médio e continuar os estudos. Estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho tem essa oportunidade, podem fazer um curso técnico junto com o ensino médio. Ótima oportunidade para quem deseja melhorar o currículo profissional.
Para os candidatos que concluíram o ensino médio podem fazer uma graduação (tecnólogo, licenciatura ou bacharelado). Para isso, é necessário prestar o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O governo oferece programas para os alunos com boa nota no ENEM. Exemplos: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).