Eja e Encceja – Entenda a diferença e qual a melhor opção para você.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Saber a diferença entre EJA e ENCCEJA é algo muito importante para aqueles que ainda, por diversas situações da vida, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada e, por isso, muitas portas foram fechadas e oportunidades perdidas.

A boa notícia é que, hoje, essas pessoas têm a chance de correr atrás do tempo perdido e conseguirem a certificação do ensino fundamental e/ou médio. Isso é possível por meio de avaliações que permitem a conclusão do ensino básico de forma rápida.

Dentro dessa realidade, vou te apresentar duas opções, Eja e Encceja. Você sabe a diferença entre elas e qual a melhor opção para você? Não? Então confira agora qual delas melhor se encaixa na sua realidade.

Eja – Educação de Jovens e Adulto.

A sigla Eja é de Educação de Jovens e Adultos, essa é a antiga modalidade supletiva presencial e a distância (EAD). Dentro dessa modalidade, é possível a conclusão tanto do ensino fundamental quanto médio, sendo a idade mínima de 15 anos para o fundamental, e 18 anos para o médio.

O Eja é dividido em etapas e funciona da seguinte forma:

– Os módulos têm a duração de 6 meses;
– Cada mês equivale aos anos e séries do ensino regular;
– As aulas acontecem de segunda à sexta, contando com quatro horas de duração;

      Sendo assim, o aluno precisa ir para escola todos os dias, o que dificulta o processo de conclusão e alcance do certificado para aqueles que trabalham e têm uma vida mais movimentada e corrida.

Encceja – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O Encceja é um exame aplicado anualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) juntamente com as secretarias municipais e estaduais de Educação. O exame Encceja se tornou a principal forma, rápida e fácil de jovens e adultos conseguirem sua certificação, alcançarem lugares mais altos e finalmente tirarem os seus sonhos do papel.

O Exame Encceja é composto por 4 provas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, contando também com uma redação dissertativa-argumentativa que o estudante deve elaborar. Para saber mais sobre a prova Encceja, disciplinas e como tudo funciona, clique aqui!

A participação no Encceja é gratuita (para os que não faltaram na última edição tendo realizado o cadastro). Quem é aprovado recebe o certificado igual ao emitido pelas escolas de ensino regular. A idade mínima para a realização da prova são, 15 anos para aqueles que farão a prova Encceja Ensino Fundamental e, 18 anos para aqueles que farão o Encceja Ensino Médio. O Encceja permite também a certificação de pessoas que moram no exterior e à população carcerária.

Uma das tantas vantagens do Encceja é que aqueles que não atingirem a nota necessária em todas as provas, você pode obter a certificação de proficiência nas disciplinas que você conseguiu alcançar a nota exigida.

O Encceja é aplicado anualmente, então se você não alcançou a conclusão em todas as disciplinas, já no próximo ano você consegue essas aprovações restantes e não perder mais tempo!

Por que estudar com o Termine?

Não tenho dúvidas de que, tendo lido e chegado até aqui, você percebeu que há múltiplas vantagens em escolher o Encceja. Porém, para realizar a prova, você precisa estar seguro de que chegará no dia do exame Encceja e terá a conclusão, e com essa conclusão, os seus sonhos estarão mais perto de serem realizados. Seja ele, ingressar na faculdade ou no curso dos sonhos, conseguir aquele emprego e trabalhar naquela empresa que exige o ensino médio completo ou até, ter o seu próprio empreendimento e mudar de vida. 

O Termine está aqui para te impulsionar e mostrar para você que tudo isso é possível! Se você teve de adiar os seus sonhos, você voltará a sonhar, e começará a realizar. Por isso, aqui vão 3 (três) motivos para você estudar com o Termine e ter o seu certificado de conclusão em mãos!

  1. Compromisso de aprovação!

O Termine se compromete com a sua aprovação. Além da experiência nesse mercado e técnicas que te levam a alcançar o resultado desejado, você tem o acesso às aulas e do curso e tira dúvidas com os professores até conseguir a aprovação completa. Isso independente quanto demore, mas não levará muito tempo, o curso Termine tem esse diferencial porque eles sabem que você consegue!

  1. Professores.

Os Professores do Termine são especialistas na prova do Encceja e estarão sempre à disposição para sanar todas as suas dúvidas e fazerem você alcançar os seus objetivos e sonhos. Com aulas dinâmicas e divertidas, você irá trilhar esse caminho sem medo de ter investido o seu dinheiro errado.

  1. Resultados

Os resultados falam por si só, são mais de 62 mil pessoas com suas vidas transformadas por terem o certificado em mãos, e todos os colaboradores e professores que fazem parte do Termine se sentem privilegiados de fazerem parte disso. Queremos te ajudar e comemorar com você a sua aprovação!

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS