Desde 2017, o governo federal implantou uma facilidade para os brasileiros que não terminaram os estudos possam concluir todas as etapas até o Ensino Médio com apenas uma prova. Esse modelo de prova chama-se Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)! Por isso, é importante saber as principais informações para conseguir o certificado pela prova do Encceja.
Aqueles que alcançarem 100 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 5 pontos na redação, no mínimo, podem solicitar o seu diploma. Caso você não tenha obtido a nota necessária em todas as provas, mas tenha conseguido em alguma matéria no Encceja, existe a possibilidade de solicitar a declaração parcial de proficiência.
Quem emite?
Ao contrário do que muitos pensam, não é o próprio MEC que faz a emissão do documento, as secretarias estaduais de educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são responsáveis pela emissão do Certificado de Conclusão pelo Encceja.
As secretarias emitem os diplomas totais e declarações parciais para quem fez a prova Encceja Ensino Fundamental e Encceja Ensino Médio. Enquanto os Institutos Federais emitem os certificados apenas para a prova Encceja Ensino Médio ( 383 instituições certificadoras cadastradas). Você pode encontrar a lista das instituições certificadoras do Encceja anexadas no edital do Exame.
Como pegar?
Primeiramente é importante que você verifique se alcançou as notas mínimas, para isso, acesse a página do participante e coloque seu CPF e sua senha. Logo em seguida, na lateral, você verá a opção “resultado da prova”, clicando lá você terá acesso a suas notas.
Se você tiver alcançado mais de 100 pontos em cada uma das quatro provas e uma nota maior ou igual a 5 pontos na sua redação, pronto! Você conseguiu a sua tão desejada aprovação. Já pode retirar seu certificado do Encceja. Caso tenha passado apenas em algumas disciplinas, peça a declaração parcial e realize o exame novamente, e busque a aprovação das matérias que faltaram.
Você precisará ter toda a documentação em mãos, RG, CPF (cópia original), seu boletim, que pode ser retirado na mesma página em que você verificou sua nota. Agora procure a sua instituição certificadora, aquela escolhida por você no momento da inscrição no Encceja. É importante entrar em contato por telefone para confirmar horários de funcionamento e/ou para saber se a unidade oferece emissão de certificado online.
Atenção: Não são todos os institutos federais que emitem a certificação pelo Encceja, por isso, acesse as páginas oficiais dos IFs para saber quais recebem os pedidos dos diplomas e das declarações de proficiência.
Se atente ao prazo! Verifique a data comunicada pela instituição certificadora para buscar o seu diploma. Geralmente o tempo de espera varia de 45 à 60 dias após a prova, mas mesmo assim, é importante contactar a unidade que emitirá seu diploma!
O que fazer com o certificado do Encceja em mãos?
O certificado Encceja abre muitas portas e tem sua validade como qualquer certificado emitido pelas escolas de ensino regular.
Aqueles que alcançaram a certificação pelo Encceja Ensino Fundamental podem ingressar no ensino médio. Além disso, aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho podem alinhar seus estudos a um curso técnico. Já aqueles que conseguiram a certificação pelo Encceja Ensino Médio podem ir em direção a graduação (é necessário prestar o Vestibular ou o Enem).
A nota do Enem é usada de diversas formas em um dos programas que o governo federal oferece:
Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Você também pode usar o certificado do Encceja para comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados. Agora com o certificado do Encceja você está apto para prosseguir e alcançar lugares mais altos!