Como terminar o Ensino Médio com uma prova

Facebook
Twitter
LinkedIn

É isso mesmo, você não entendeu errado. É possível terminar o ensino médio realizando apenas uma prova. Se você não conseguiu o diploma do Ensino Médio no período adequado e agora não pode fazer uma faculdade ou receber aquela promoção, esse será o seu último ano sem o seu certificado de conclusão. 

Isso é possível por meio de um exame chamado Encceja, que acontece anualmente pelo Inep. Encceja é a sigla para Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos.

O que é o Encceja

Encceja é um prova para jovens e adultos que não concluíram os seus estudos no período adequado e agora buscam por um diploma. O Encceja te permite isso sem precisar voltar para a escola. 

No Encceja 2024, todos os que têm 15 anos completos no dia que a prova será aplicada podem realizar a inscrição para o Encceja Ensino Fundamental. Para os que têm 18 anos completos já no dia em que a prova será aplicada, podem realizar a inscrição para o Encceja Ensino Médio. 

Importante: Caso você não tenha concluído o ensino fundamental e médio,  basta realizar a prova Encceja Ensino Médio para ter o seu diploma que certificará o término dos seus estudos.

Encceja 2024

Como eu disse, o Encceja acontece todos os anos mas, pela primeira vez, o Inep já liberou todas as datas. O Encceja 2024 acontecerá no dia 25 de agosto. 

Mais um boa notícia: as inscrições são gratuitas, com exceção daqueles que se inscreveram na edição anterior, não estiveram presentes e não quiseram justificar a sua ausência.

Essa é a sua oportunidade de acabar o Ensino Médio em um dia. O período de inscrição dura pouco tempo, inicia no 29 de abril e se encerra no 10 de maio. Por isso, é importante muita atenção para não perder a data de inscrição! 

Como terminar o Ensino Médio em um dia

É mais simples do que você imagina. A prova Encceja Ensino Médio contém 4 disciplinas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Você também precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa.

Para a sua aprovação no exame Encceja 2024, você precisa obter a nota mínima de 100 pontos em cada uma das disciplinas. Lembrando que, na de Linguagens, é preciso que além dos 100 pontos, você tenha a nota mínima de 5 pontos na redação.

Conheça o método e termine o ensino médio

A nota da prova Encceja é computada usando como base a Teoria de Resposta do Item (TRI), o mesmo método utilizado na correção do Enem. Ele funciona como um algoritmo que atribui nota para cada questão da prova correspondente ao seu nível de dificuldade.

As questões que possuem um maior índice de acertos são consideradas nível fácil, às razoavelmente acertadas são consideradas nível médio e as questões com menor número de acertos, consideradas nível difícil.

Sendo assim, o cartão-resposta de cada candidato passa por uma leitura óptica, assim, é traçado um padrão de erros e acertos dos participantes, dessa forma, é possível até a captação de possíveis “chutes”.

Mesmo que você tenha apresentado um número alto de acertos, se dentro desses estiverem as questões de nível difícil, e errado a maior parte das questões de nível fácil, você recebe uma nota baixa. Isso acontece porque o algoritmo percebe uma incoerência. Da mesma forma, se você tiver um número de acertos razoável entre as questões fáceis e mesmo tendo errado todas as questões difíceis, por ter coerência, você pode tirar uma excelente nota.

Oportunidades por terminar o ensino médio:

Concluindo o ensino médio em apenas um dia e tenho o seu certificado em mãos, você pode fazer uma graduação (tecnólogo, licenciatura ou bacharelado). Para isso, é necessário prestar o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O governo também oferece programas para os alunos com boa nota no ENEM. Exemplos: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Atenção:

  1. Para ter o seu diploma em mãos, é necessário ter a formação em todas as disciplinas. Caso já tenha realizado a prova Encceja e não tenha alcançado o certificado em todas as matérias, você pode realizar o exame Encceja 2024 somente daquelas que ficaram pendentes.
  1. Se preciso for alterar alguma informação do formulário, a mudança pode ser feita durante o período de inscrição. Os dados do Questionário Socioeconômico não têm possibilidade de alteração.

Para consultar novamente a inscrição no Encceja 2024, basta entrar na Página do Participante com seu CPF e a senha de cadastro. Na página também é possível ver informações sobre o exame, datas, horários e local, assim como o resultado individual do candidato.

More to explorer

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS