Terminar os estudos em casa: é possível?

Facebook
Twitter
LinkedIn
terminar os estudos em casa

Muitas pessoas sonham em conquistar o diploma do Ensino Médio, com diversos objetivos em mente, mas não tiram esse sonho do papel por não quererem ter que frequentar aulas presenciais. Mas será que não existe uma maneira de terminar os estudos em casa?

Terminar os estudos no Brasil

No Brasil, existem algumas maneiras de terminar os estudos, algumas um pouco mais demoradas e outras bem mais rápidas. 

Os popularmente conhecidos como supletivos vem ajudando milhares de pessoas todos os anos a concluírem seus estudos, mesmo depois de vários anos fora da escola.

Terminar os estudos pode mudar completamente a vida de alguém. A falta do diploma de ensino médio acaba atrasando a vida profissional de muitos jovens e adultos que não conseguem melhores oportunidades de emprego ou são impedidos de avançar em suas carreiras pela falta do documento.

Além da questão das oportunidades profissionais, o diploma também permite fazer faculdade e prestar concursos públicos, o que também aumenta ainda mais as chances de ter melhores oportunidades de emprego, salários mais altos e trabalhos mais estáveis.

A maneira convencional de terminar os estudos – EJA

O tipo de supletivo mais conhecido por todos é o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que consiste em aulas de educação básica para aqueles que não concluíram e desejam retomar seus estudos depois de adultos.

As aulas do EJA, geralmente, são presenciais e costumam acontecer de 3 a 5 vezes na semana. Existe uma carga horária total que precisa ser cumprida e podem haver provas, nas quais o aluno precisa ser aprovado.

Além disso, esse processo costuma ser bem mais demorado. Geralmente, para cada ano que ficou faltando terminar, é preciso 6 meses de aulas para concluir. Ou seja, se faltam 4 anos do ensino básico pra você concluir, você provavelmente vai precisar de 2 anos de supletivo pra terminar tudo.

Nova facilidade do MEC

Pensando em todas essas dificuldades, o Ministério da Educação criou uma nova modalidade de supletivos que simplifica e facilita o processo de conquista do tão sonhado diploma do Ensino Médio.

Essa nova modalidade se chama Encceja: uma prova elaborada pelo Inep e dividida entre 4 eixos (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática), cada um deles com 45 questões, sendo 180 no total, além de uma redação dissertativa argumentativa.

O aluno que realiza o exame e é aprovado em todos os 4 eixos e na redação, já está apto a receber o certificado de conclusão dos estudos, que é emitido por entidades certificadoras do MEC. Sendo assim, é um diploma válido em todo o território nacional.

É possível terminar os estudos sem sair de casa?

A prova do Encceja é presencial, feita em apenas um dia, e aplicada pelo próprio Inep. Já a preparação para a prova fica por conta do aluno, que pode fazer da forma que preferir e que couber melhor no seu dia a dia e na sua realidade.

É possível estudar por conta própria ou se inscrever em algum curso pago para ter um acompanhamento mais próximo, além de metodologias e técnicas mais elaboradas.

Nós do Termine, inclusive, temos um curso muito completo, com material didático simples e efetivo, além de técnicas que comprovadamente funcionam para garantir uma nota maior na prova do Encceja.

Quer conhecer mais sobre o nosso curso? Cadastre-se abaixo e vamos te enviar tudo que você precisa saber:

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS