Prova para terminar os estudos

Facebook
Twitter
LinkedIn
prova para terminar os estudos

Conquistar o diploma do ensino médio depois de vários anos fora da sala de aula e muito tempo sem estudar não é uma tarefa fácil, mas também está longe de ser impossível, principalmente agora que é possível fazer apenas uma prova para terminar os estudos.

Terminar os estudos no brasil

Uma grande parcela da população adulta, no Brasil, não concluiu o processo da educação básica na época da infância e adolescência. Isso se dá por diversos motivos, como a necessidade de trabalhar desde cedo, a dificuldade de acesso à uma escola, a falta de apoio e interesse nos estudos, etc.

Quando uma pessoa não termina os seus estudos na idade “certa”, existe a possibilidade de terminar através de programas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), popularmente conhecidos como supletivos, para receber o certificado de conclusão do ensino básico.

Supletivos: como funcionam

Os supletivos são uma maneira de completar a formação básica para aqueles que não conseguiram fazer isso no tempo regular. Ter o diploma do Ensino Médio pode proporcionar diversas novas oportunidades no mercado de trabalho.

Existem algumas opções de “modalidades” de supletivos pra escolher. O mais conhecido é o EJA (Educação de Jovens e Adultos), oferecido pelo próprio governo e pelo Ministério da Educação. Nele, cada ano que ficou faltando para terminar os estudos, pode ser completado em 6 meses.

Algumas das opções de supletivos são gratuitas e outras são oferecidas por instituições privadas, portanto são pagas.

Além disso, existem algumas opções que são feitas à distância, mas a maioria possui aulas presenciais, que precisam ser frequentadas por várias horas durante a semana.

Existe uma maneira mais fácil?

Existem algumas formas de terminar os estudos de forma mais rápida que no EJA e nos supletivos mais convencionais.

Mas é preciso tomar cuidado com instituições de ensino que prometem soluções milagrosas e instantâneas pra esse problema, porque pode não ser verdade.

Existem muitos casos de pessoas que caem em golpes, onde há a promessa do diploma, mas sem comprovação da veracidade daquilo.

Para as instituições que oferecem aulas e prometem uma certificação emitida por eles mesmos, é necessário verificar se a escola é certificada pelo MEC e se, realmente, emite certificados válidos.

Pra saber mais sobre isso, você pode conferir o nosso post completo que fala só sobre isso:

Golpe do supletivo: como identificar e evitar

Prova para terminar os estudos

Agora, se você quer entender a maneira mais simples e fácil de terminar os seus estudos através de um método aprovado pelo MEC e que te proporcionará um certificado válido em todo o Brasil, você precisa conhecer o Encceja.

O Encceja nada mais é do que uma prova que avalia os conhecimentos dos participantes para definir se estão aptos ou não à receber o certificado de conclusão do Ensino Médio.

O exame é elaborado pelo Inep, possui 180 questões objetivas e é dividido em 4 eixos: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática, cada um deles com 45 questões, além de uma redação dissertativa argumentativa.

A prova é presencial, aplicada em apenas um dia e ocorre em mais de 600 cidades espalhadas pelo Brasil todo e até em alguns outros países.

Para realizar o Encceja, é preciso fazer uma inscrição gratuita, dentro do prazo definido pelo Ministério da Educação, e para garantir o seu diploma, é necessário alcançar a nota mínima exigida em todos os eixos da prova e também na redação.

Como se preparar para o Encceja

Como a prova do Encceja é muito longa e cansativa, é necessário se preparar bem pra alcançar um resultado bom. Existem várias estratégias que facilitam a realização dessa prova e que aumentam muito as chances de aprovação.

Dá pra estudar através de vídeos no Youtube, cursos presenciais e cursos online, além da possibilidade de realizar simulados e se basear nas provas antigas para conhecer melhor a estrutura da prova.

Uma ótima opção pra quem não quer voltar pra sala de aula mas, ainda assim, quer ter um acompanhamento mais próximo, são os cursos online.

Por exemplo, nós temos cursos completos de preparação para o Encceja, com metodologias e técnicas exclusivas que já fizeram com que mais de 100 mil alunos nossos chegassem até a aprovação.

Se quiser saber mais, cadastre-se no formulário abaixo:

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS