Supletivo presencial ou online?

Facebook
Twitter
LinkedIn
supletivo presencial ou online

Supletivo presencial ou online: será que uma das opções é melhor do que a outra? Muitas pessoas ficam com essa dúvida no momento em que decidem voltar a estudar com o objetivo de conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Ainda mais depois de muito tempo sem estudar e estar em uma sala de aula, essa é uma decisão difícil de ser tomada. Continue lendo até o final para entender os prós e contras de cada modalidade.

Supletivos – o que são e como funcionam?

Os supletivos são uma maneira de completar a formação básica para aqueles que não conseguiram fazer isso no tempo regular. Ter o diploma do Ensino Médio pode proporcionar diversas novas oportunidades no mercado de trabalho.

Existem algumas opções de “modalidades” de supletivos pra escolher. O mais conhecido é o EJA (Educação de Jovens e Adultos), oferecido pelo próprio governo e pelo Ministério da Educação.

Esse processo costuma ser um pouco demorado. Geralmente, para cada ano que ficou faltando terminar, é preciso 6 meses de aulas para concluir. Ou seja, se faltam 4 anos do ensino básico pra você concluir, você provavelmente vai precisar de 2 anos de supletivo pra terminar tudo

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo convencional de terminar os estudos, o Ministério da Educação criou uma nova modalidade de supletivos que simplifica e facilita a conquista do tão sonhado diploma do Ensino Médio.

Essa nova modalidade se chama Encceja: uma prova elaborada pelo Inep e dividida entre 4 eixos (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática), cada um deles com 45 questões, sendo 180 no total, além de uma redação dissertativa argumentativa.

O aluno que realiza o exame e é aprovado em todos os 4 eixos e na redação, já está apto a receber o certificado de conclusão dos estudos, que é emitido por entidades certificadoras do MEC. Sendo assim, é um diploma válido em todo o território nacional.

Vale a pena voltar para a sala de aula?

Muitas pessoas sonham em conquistar o diploma do Ensino Médio, com diversos objetivos em mente, mas não tiram esse sonho do papel por não quererem ter que voltar a frequentar presencialmente as salas de aula.

Estudar de forma presencial, por mais que pareça uma escolha mais segura, por ser algo que a grande maioria das pessoas já experienciou em algum momento da vida, tem suas desvantagens.

Esses supletivos geralmente acontecem de 3 a 5 vezes na semana e exigem que o aluno vá presencialmente assistir às aulas, o que acaba demandando muito tempo e esforço.

Pensando que a rotina da maioria das pessoas é corrida e já não sobram muitas horas livres para encaixar um supletivo, o tempo de deslocamento é um fator muito importante na decisão. 

Estudar online funciona?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, principalmente quem nunca teve a experiência de estudar online e tem o receio de não se adaptar bem.

A verdade é que, para que uma aula online seja bem aproveitada, ela precisa ser elaborada de uma forma diferente das aulas presenciais comuns. É necessário que a aula consiga prender a atenção dos alunos e se manter dinâmica e o mais breve possível.

As aulas online também podem exigir um pouco mais de motivação e disposição daqueles alunos que têm dificuldade em começar tarefas. Mas, por outro lado, é bem mais fácil e prático estudar online do que ter que se locomover até um local presencial para assistir às aulas.

Em resumo, as aulas online funcionam, sim, desde que sejam bem planejadas e elaboradas. Com aulas mais curtas e didáticas, é possível prender a atenção do aluno mais facilmente. Além de que, dessa forma, o aluno consegue ter uma liberdade muito maior com relação aos seus horários e organizar seu próprio plano de estudos, da forma que se encaixe melhor na sua rotina e realidade.

É possível fazer supletivo sem sair de casa?

A prova do Encceja, modalidade nova de supletivos que mencionamos acima, é presencial, feita em apenas um dia, e aplicada pelo próprio Inep. Já a preparação para a prova fica por conta do aluno, que pode fazer da forma que preferir e que couber melhor no seu dia a dia e na sua realidade.

É possível estudar por conta própria ou se inscrever em algum curso pago para ter um acompanhamento mais próximo, além de metodologias e técnicas mais elaboradas.

O Termine, inclusive, tem cursos muito completos e especificamente elaborados para o Encceja, com material didático simples e efetivo, além de técnicas que comprovadamente funcionam para garantir uma nota maior na prova.

Quer conhecer mais sobre o nosso curso? Cadastre-se abaixo e vamos te enviar tudo que você precisa saber:

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS