EJA ou ENCCEJA – Qual o melhor?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você não terminou os estudos na idade certa, agora é hora de recuperar o tempo perdido. O governo apresenta duas opções muito interessantes: EJA e ENCCEJA, para escolher qual melhor se encaixa na sua realidade e finalmente terminar seus estudos.

Você sabe as diferenças entre essas duas opções?

Caso sua resposta seja não, vou te apresentar a diferença entre estudar na EJA, ou terminar os estudos com o ENCCEJA

EJA

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, popularmente conhecida como supletivo, é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.

O EJA é presencial e é dividido em etapas, e esses módulos têm a duração de 6 meses e cada um é equivalente aos anos e séries do ensino regular. Para o terminar o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos, já para o Ensino Médio, a idade é de 18 anos.

Mas as aulas são diárias, de segunda à sexta-feira e o curso conta com quatro horas de duração. Ou seja, o aluno precisa ir para a escola todos os dias, o que pode dificultar um pouco para quem tem uma vida corrida no trabalho ou em casa.

ENCCEJA

ENCCEJA é a sigla para Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos, ou seja, o ENCCEJA é uma prova que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão de nível fundamental ou médio para aqueles que forem aprovados. 

O exame é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) juntamente com as secretarias municipais e estaduais de Educação. É sua oportunidade de terminar o Ensino Médio em um dia!

No ENCCEJA, todos os que têm 15 anos completos no dia que a prova será aplicada podem realizar a inscrição para o ENCCEJA Ensino Fundamental. Para os que têm 18 anos completos já no dia em que a prova será aplicada, podem realizar a inscrição para o ENCCEJA Ensino Médio. 

ENCCEJA 2023:

O ENCCEJA acontece todos os anos mas, pela primeira vez, o Inep já liberou todas as datas. O exame acontecerá no dia 27 de agosto. O período de inscrição dura uma semana, inicia no 22 de maio e se encerra no 02 de junho.

Mais um boa notícia: as inscrições são gratuitas, com exceção daqueles que se inscreveram na edição anterior, não estiveram presentes e não quiseram justificar a sua ausência.

A prova ENCCEJA Ensino Médio contém 4 disciplinas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Além disso, você também precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa.

Para a sua aprovação no exame ENCCEJA 2023, é necessário obter a nota mínima de 100 pontos em cada uma das disciplinas. Lembrando que, na de Linguagens, é preciso que além dos 100 pontos, você tenha a nota mínima de 5 pontos na redação.

Como se preparar?

Para se preparar para o ENCCEJA, estude por canais do Youtube e cursos completos que focam 100% na sua aprovação! Conheça o curso completo ENCCEJA do Termine seus Estudos clicando no botão vermelho abaixo:

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS