Estudar de última hora para o Enem

Facebook
Twitter
LinkedIn
estudar de última hora para o Enem

O Enem está cada vez mais próximo e essa é a hora que bate aquele desespero e todo mundo fica se perguntando: será que vale a pena estudar de última hora para o Enem?

Se você quer saber o que nós pensamos sobre isso e conferir dicas sobre esse assunto que podem mudar completamente o seu resultado da prova, continue lendo até o final.

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é utilizado como uma das principais maneiras de ingressar, conseguir bolsas de estudo e financiamentos em instituições de ensino superior, através de programas do Ministério da Educação, como o SiSU, ProUni e Fies.

Todos os anos, a prova conta com 180 questões objetivas, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

As questões são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Em 2023, a prova acontecerá em dois domingos: dia 5 e dia 12 de novembro.

Como estudar para o Enem?

Nós defendemos a ideia de que, ao estudar para o Enem, não é necessário aprender todos os conteúdos da escola, já que, entendendo o sistema de correção das provas (TRI), é completamente possível tirar uma nota boa sem precisar saber detalhadamente todos os conteúdos. 

Nesse momento em que já não está mais sobrando muito tempo, é preciso criar estratégias de estudo para conseguir os melhores resultados possíveis.

Se você estudar para o Enem focando em acertar as questões fáceis e médias, provavelmente já conseguirá uma nota bem melhor.

Ainda dá tempo de estudar?

O ideal é, sim, começar a estudar com antecedência, principalmente para provas como a do Enem, mas nem sempre isso é possível. Então, ainda é melhor dar uma revisada nos conteúdos de última hora do que não estudar absolutamente nada.

Vamos lembrar que é importante entender que não vale a pena querer estudar todos os conteúdos possíveis de serem cobrados, por isso, foque nos conteúdos que costumam cair com mais frequência nas provas.

Uma das formas mais simples e enxutas de estudar em um mês para o Enem é por meio da resolução de provas antigas e, principalmente, simulados. Com os simulados, você pode treinar com questões baseadas nas provas antigas e conteúdos frequentemente cobrados no Enem.

E, além disso, é bom manter sempre a organização nos seus estudos e, pra isso, você pode montar um plano de estudos personalizado para te ajudar.

Mapa da mina – já ouviu falar?

Existe uma técnica que pode ajudar qualquer pessoa a aumentar sua nota do Enem, sem nem sequer aumentar o número de questões acertadas. Você conhece?

Muitos sabem sobre o TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é o método de correção das provas do Enem, mas a maioria não sabe como usar isso ao seu favor para conseguir tirar uma nota bem maior.

É justamente por isso que nós criamos o Mapa da Mina, um método que foca em aumentar o valor da nota, sem aumentar o número de acertos. Parece até bom demais pra ser verdade, né?

Vou te explicar um pouco de como funciona: o TRI é um método de correção que prioriza a coerência das respostas da prova, como um todo. Sendo assim, não adianta acertar várias questões mais elaboradas e difíceis sem acertar as questões mais básicas, porque isso demonstraria incoerência nas suas respostas.

Por isso, saber identificar quais são as questões mais fáceis da prova é essencial para garantir um resultado melhor. 


Nessa reta final, se quiser uma ajudinha extra pra se dar bem no Enem, clique no botão abaixo e conheça o segredo que vai transformar a sua nota:

More to explorer

Tema da redação Encceja 2024

A verdade é que não dá para prever qual será o tema da redação do Encceja 2024. Mas então, como se preparar para algo que a gente não sabe ?

forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Encceja em 2 meses: Como se preparar?

Dois meses pode parecer pouco, mas dá pra fazer muita coisa se você souber organizar o seu tempo. Descubra como se preparar para o Encceja.

SIGA-NOS