Local de provas Enem

Facebook
Twitter
LinkedIn

O Exame Nacional do Ensino Médio vai acontecer em menos de um mês, então esse já é o momento de quem se inscreveu pra realizar a prova começar a se organizar. Inclusive, um dos primeiros passos é conferir qual é o seu local de provas Enem.

Enem 2023

O Enem é utilizado como uma das principais maneiras de ingressar, conseguir bolsas de estudo e financiamentos em instituições de ensino superior, através de programas do Ministério da Educação, como o SiSU, ProUni e Fies.

Todos os anos, a prova conta com 180 questões objetivas, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

As questões são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Em 2023, a prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, em grande parte das cidades do país.

Inscrições para o Enem

As inscrições para o Enem 2023 já não estão mais abertas. O período de inscrição, esse ano, ocorreu entre os dias 5 e 16 de junho.

Você pode checar a sua situação de inscrição acessando a Página do Participante.
Saiba como: Enem 2023: datas, edital, horário, local, etc.

Como se preparar para o Enem

Na prova do Enem que, além de servir como uma das principais maneiras de ingressar em instituições de ensino superior, também é utilizada para medir a situação do ensino básico no Brasil, podem ser cobrados quaisquer conteúdos que estejam presentes na grade curricular de ensino do país.

Pensando que a estrutura das provas do Enem, em todos os anos, é sempre a mesma, e que existem alguns conteúdos que se repetem com certa frequência, uma ótima maneira de estudar para o exame é através das provas antigas.

Também é possível estudar através de vídeos gratuitos no Youtube, aulas online ou aulas presenciais em cursinhos preparatórios.

Como consultar meu local de provas Enem

O Enem 2023 será aplicado em 1750 cidades espalhadas por todo o país. Já na inscrição para a prova os participantes precisam selecionar em qual cidade irão realizar o exame.

Mas para saber o seu local de prova exato, é preciso acessar a página do participante. Essa informação já está disponível para ser consultada.

Página do participante

Todas as informações que você precisa para realizar a prova (número de inscrição, local de prova, cartão de confirmação, etc) podem ser encontradas no Página do Participante Enem.

Lá você pode acompanhar todo o seu processo, desde o momento da inscrição até quando saírem os gabaritos e resultados.

Acessar essa página é muito simples, mas algumas pessoas ficam com dúvidas. Então, por isso, logo abaixo, fizemos um passo a passo completo para todos conseguirem acessar:

1° passo

Acessar a Página do Participante e clicar no botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”

2° passo

Preencha o campo com seu CPF e clique em “Continuar”.

3° passo

Digite a senha respectiva ao seu cadastro do gov.com e clique em “Entrar”

4° passo

Possivelmente, aparecerá um CAPTCHA – uma forma de autenticação na qual você deve completar um “desafio” para garantir a segurança do seu acesso, como no exemplo abaixo. Leia as instruções que aparecerão para completá-lo.

5° passo

Pronto! Agora é só clicar na opção que você está buscando para acessar as suas informações.


E, nessa reta final, se quiser uma ajudinha extra pra se dar bem no Enem, clique no botão abaixo e conheça o segredo que vai transformar a sua nota do Enem:

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS