Estudar para o Enem – simples e fácil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Estudar para o Enem

Estudar para o Enem é uma tarefa que pode acabar trazendo muito estresse para aqueles que vão prestar o exame e dependem de uma nota boa para ingressar em uma faculdade.

Mas esse processo não precisa ser assim. É completamente possível estudar para o Enem de formas bem mais simplificadas, fáceis e muito menos estressantes.

O Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que, desde 2004, é utilizada como critério para ingressar em instituições de ensino superior. É aplicada todos os anos e é destinada aos alunos do último ano do Ensino Médio ou àqueles que já se formaram na escola.

A sua nota do Enem pode ser utilizada em três diferentes programas do MEC: o SiSU, o ProUni e o Fies, que oferecem vagas, bolsas de estudo e financiamentos em universidades. Além disso, ainda existem programas em convênio com instituições de ensino de Portugal, que possibilitam que brasileiros possam estudar lá com mais facilidade.

No total, os participantes do Enem precisam responder 180 questões objetivas, divididas entre quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além de elaborar uma redação dissertativa argumentativa.

E, se você vai prestar o exame este ano, provavelmente já deve saber que as datas de aplicação das provas serão nos dois primeiros domingos de novembro, dias 5 e 12.

Você já conhece o TRI?

Também conhecido como Teoria de Resposta ao Item, o TRI é o método de correção utilizado nas provas do Enem, que tem como objetivo identificar possíveis chutes e mensurar a coerência das respostas, como um todo.

E por que essa informação é relevante? Simplesmente porque tendo isso em mente, é possível aplicar estratégias na hora de estudar para o Enem e de realizar a prova que podem mudar completamente a sua nota.

A prova do Enem é dividida entre questões fáceis, médias e difíceis. O que acontece é que, se você acerta questões difíceis, mas erra as fáceis, o TRI identifica que as respostas foram incoerentes. 

Afinal, se o participante não sabe as respostas das questões mais básicas, por quê ele iria saber responder as mais difíceis? 

E o Mapa da Mina, já ouviu falar?

Seguindo essa mesma linha de raciocínio do TRI, nós criamos o Mapa da Mina.

Essa é uma técnica que visa a resolução estratégica dos exercícios do Enem, de uma forma que, para ter uma nota boa, você não precise aumentar muito a sua quantidade de acertos, mas, sim, acertar as questões certas.

A questão é que você não precisa se matar de estudar. Você precisa entender a prova e aprender as estratégias de resolução. E é exatamente essa a proposta do Mapa da Mina.

O que estudar para o Enem?

Claro que, mesmo com toda a estratégia do mundo, ainda é necessário saber e estudar os conteúdos que costumam cair no Enem.

Mas, principalmente se o seu objetivo não é entrar em algum curso tão concorrido, não há necessidade de saber os detalhes de absolutamente todos os conteúdos que podem cair, até porque existe a possibilidade de cair qualquer conteúdo da grade curricular do Ensino Médio no Brasil.

Por serem muitos conteúdos, foque em aprender mais a fundo os conteúdos cujas questões geralmente se encaixam na categoria de questões fáceis. Depois disso, você pode focar nos outros conteúdos possíveis de serem cobrados. 

Assim, você já garante maior coerência nos seus acertos e, consequentemente, uma nota melhor.

More to explorer

Tema da redação Encceja 2024

A verdade é que não dá para prever qual será o tema da redação do Encceja 2024. Mas então, como se preparar para algo que a gente não sabe ?

forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Encceja em 2 meses: Como se preparar?

Dois meses pode parecer pouco, mas dá pra fazer muita coisa se você souber organizar o seu tempo. Descubra como se preparar para o Encceja.

SIGA-NOS