MEC lança novidade para terminar os estudos

Facebook
Twitter
LinkedIn
terminar os estudos

Por mais comum que seja para alguns, terminar os estudos pode parecer uma realidade muito distante para outros.

Metade da população adulta do Brasil não concluiu o ensino médio. Isso se dá por muitos motivos, mas o principal deles é a dificuldade em conciliar o trabalho e os estudos.

Por que eu deveria terminar os estudos?

Ter o diploma de Ensino Médio pode abrir muitas portas e te trazer diversas novas oportunidades, principalmente profissionais.

Imagino que você já saiba disso, mas a tendência é que, quanto maior o nível de escolaridade de alguém, maiores os salários que a pessoa terá a oportunidade de receber.

Pensando assim, você pode terminar o ensino médio apenas para ter um salário melhor, conseguir uma promoção no trabalho ou algo do tipo. Mas, terminar os estudos também pode ser apenas uma etapa do processo para aqueles que querem fazer uma faculdade, curso técnico ou prestar concurso público.

Mas, então, como eu faço isso?

Existem, no Brasil, duas principais maneiras de terminar os estudos na fase adulta.

A primeira delas é o EJA (Educação de Jovens e Adultos), popularmente conhecido como supletivo. É aquela modalidade em que o aluno precisa, necessariamente, frequentar aulas presenciais todos os dias por um certo período de tempo.

O tempo que demora para completar o EJA depende da série em que cada aluno parou, mas, no geral, contabiliza-se 6 meses para cada um dos anos que faltam ser completados.

Já a segunda maneira de finalizar os estudos é através da novidade criada pelo governo e pelo Ministério da Educação, que permite que o aluno termine todas as séries, independente de onde ele parou, fazendo apenas uma prova.

Novidade do Ministério da Educação para terminar os estudos

Há algum tempo, foi constatado que, para ajudar mais pessoas a irem em busca da conclusão de seus estudos, era necessário que houvesse algumas mudanças no sistema de ensino de jovens e adultos.

Foi aí que essa facilidade foi criada, pensando naquelas pessoas que não podem parar suas vidas para voltar a estudar.

Essa tal novidade chama-se Encceja e é, basicamente, uma prova em que são cobrados conteúdos da grade curricular do Ensino Médio no Brasil, divididos entre 4 matérias (chamadas de eixos), além de apenas uma redação.

Nessa modalidade, ao contrário do EJA, não é necessário comparecer a aulas presenciais e nem completar um número mínimo de horas de estudo.

Basta ser aprovado em todos os eixos da prova e na redação para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Mas será que isso é pra mim?

Se você tem mais de 18 anos e quer terminar os estudos da forma mais rápida que existe no brasil: SIM, o Encceja é pra você.

Se você tem o sonho de terminar os estudos mas nunca conseguiu realmente colocar isso em prática por falta de tempo para estudar e frequentar aulas, esse é o momento de você aproveitar essa facilidade que o governo está oferecendo para terminar os estudos, de uma vez por todas.

Além disso, existem diversas maneiras de estudar pela internet, sem nem sair de casa. Nós, por exemplo, temos um canal no Youtube com muitas dicas para quem pretende realizar o Encceja, além de aulas cheias de conteúdos que vão te ajudar muito nesse processo e cursos completos pra quem quer receber uma ajuda ainda mais de perto.

E se quiser saber mais sobre isso e se aprofundar no assunto, você pode se cadastrar abaixo e nós nos encarregamos de te manter informado! E pode ficar tranquilo, que nós não vamos ficar te mandando uma enxurrada de mensagens e emails todos os dias – apenas as informações mais importantes!

More to explorer

Tudo sobre a prova do Encceja 

Vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber, para se preparar de forma mais eficiente para o Encceja.

 Como se preparar para o Encceja?

Chegou a hora de focar na preparação para o Encceja. É possível se preparar de maneira eficiente e tranquila, vem conferir!

SIGA-NOS