Preciso acertar quantas questões no Encceja?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Preciso acertar quantas questões no Encceja?

Se você vai prestar o Encceja esse ano ou pretende se organizar para dar esse passo no futuro, provavelmente já deve ter se perguntado: tenho que acertar quantas questões no Encceja?

Hoje vamos te dar essa resposta. Leia o texto todo para entender mais!

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é um exame do Inep que é destinado àqueles que não puderam terminar o Ensino Médio e Fundamental na data prevista. A prova tem o intuito de avaliar indivíduos que, geralmente, não frequentam mais as escolas regularmente mas querem concluir os estudos e obter um certificado.

A única exigência do Ministério da Educação, é de que os participantes precisam ter no mínimo 15 anos para fazer o Exame para o Ensino Fundamental e 18 anos ou mais, para fazer a prova de Ensino Médio.

A prova tem 30 questões objetivas em cada um dos eixos, além de uma redação dissertativa-argumentativa. A única diferença entre os exames do Ensino Fundamental e do Médio, são as disciplinas e o conteúdo que é abordado em cada.

TRI – Teoria de Resposta do Item

Para computação da nota, no Encceja, é usado o método TRI (Teoria de Resposta do Item). Esse mesmo método é utilizado na correção do Enem e ele funciona como um algoritmo que atribui nota para cada questão da prova de acordo com seu nível de dificuldade.

O cartão-resposta de cada candidato passa por uma leitura óptica onde é traçado um padrão de erros e acertos dos participantes e, assim, é possível evitar os possíveis “chutes”.

Dessa forma, mesmo que você acerte muitas questões difíceis, a sua nota só será boa se tiver acertado uma certa quantidade de questões fáceis e médias. Caso contrário, o algoritmo de correção da prova considera que você não possui conhecimento suficiente para ter acertado as questões difíceis.

Nota mínima para passar no Encceja

Para ser aprovado no Encceja, você precisa obter a nota mínima de 100 pontos em todos os eixos da prova. Em cada um deles, a nota vai de 60 até 180.

Além disso, é preciso alcançar também a nota mínima na redação, que é de 5,0 pontos, e a nota máxima possível de tirar é 10,0 pontos.

Afinal, tenho que acertar quantas questões no Encceja?

A verdade é que não existe um número exato de questões que você deve acertar para passar. 

O que costumamos recomendar é que nossos alunos acertem pelo menos umas 10 ou 12 questões, sendo a grande maioria delas questões verdes (fáceis), para garantir uma nota boa o suficiente para ser aprovado no Encceja.

Quer entender melhor o porquê disso? Assista o vídeo abaixo:

More to explorer

Tema da redação Encceja 2024

A verdade é que não dá para prever qual será o tema da redação do Encceja 2024. Mas então, como se preparar para algo que a gente não sabe ?

forma mais rápida de terminar o Ensino Médio

Encceja em 2 meses: Como se preparar?

Dois meses pode parecer pouco, mas dá pra fazer muita coisa se você souber organizar o seu tempo. Descubra como se preparar para o Encceja.

SIGA-NOS