Passar no Encceja – qual é o segredo?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Qual o segredo para passar no Encceja?

O Encceja é um exame que acontece todos os anos e, em 2023 você terá, mais uma vez, a oportunidade de terminar os seus estudos em apenas um dia de uma forma bem mais simplificada. Mas qual será o segredo para passar no Encceja?

Todos os que têm 15 anos completos no dia que a prova será aplicada podem realizar a prova de Ensino Fundamental. Para os que têm 18 anos ou mais podem realizar a prova que dá direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio, se o aluno for aprovado.

Vale ressaltar que, caso você não tenha concluído o ensino fundamental e médio, e já tenha mais de 18 anos, basta realizar a prova Encceja Ensino Médio para ter o seu diploma que certificará o término dos seus estudos!

Como funciona o Encceja?

As disciplinas são diferentes para o Encceja Ensino Fundamental e Encceja Ensino Médio:

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Como é calculada a nota?

Para computação da nota no Encceja é usado o método TRI (Teoria de Resposta do Item). Esse mesmo método é utilizado na correção do Enem e ele funciona como um algoritmo que atribui nota para cada questão da prova de acordo com seu nível de dificuldade.

O cartão-resposta de cada candidato passa por uma leitura óptica onde é traçado um padrão de erros e acertos dos participantes e, assim, é possível a captação de possíveis “chutes”.

Dessa forma, mesmo que você acerte muitas questões difíceis, a sua nota só será boa se tiver acertado uma boa quantidade de questões fáceis e médias. Caso contrário, o algoritmo de correção da prova vai considerar que você não possui conhecimento suficiente para ter acertado as questões difíceis.

Para passar no Encceja, você precisa obter a nota mínima de 100 pontos em cada um dos eixos, além de obter a nota mínima de 5 pontos na redação.

Por onde estudar para o Encceja?

Quando se trata de cursos que te ajudam a passar no Encceja, existe uma variedade enorme de tipos, modelos e preços. Uma maneira de estudar, para quem consegue se organizar sozinho, são as videoaulas no YouTube. Os canais que mais indicamos para estudar para o Encceja são:

Caso você esteja procurando um canal com com dicas de resolução e maior fonte de informação do Encceja como um todo, o canal do Termine seus Estudos é a solução!

Além disso, existem cursos pagos ainda mais completos para te ajudarem nesse processo de terminar os estudos. Você pode preencher o formulário abaixo para saber mais:

E afinal, qual o segredo para passar no Encceja?

A verdade é que, infelizmente, não existe uma fórmula concreta para garantir com certeza que você vai ser aprovado no exame.

Mas a melhor técnica que levamos em consideração na hora de ensinar os nossos alunos é o M.M, ou Mapa da Mina. Assista o vídeo abaixo para entender:

Sabendo como o método de correção da prova funciona, podemos usar isso ao nosso favor para conquistar a aprovação no Encceja. É assim que surgiu a nossa técnica do Mapa da Mina que divide a prova em:

  • Questões verdes (fáceis)
  • Questões amarelas (médias)
  • Questões vermelhas (difíceis)

Com isso em mente, o aluno foca em identificar e acertar, principalmente, as questões verdes e amarelas, com o objetivo de ter respostas coerentes, que resultarão em uma boa nota. 

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS