Redação Resultado Encceja 2022

Facebook
Twitter
LinkedIn

A prova Encceja 2022 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foi aplicada no domingo do dia 28 de agosto em todos os estados do Brasil e muitos aguardam ansiosos pela divulgação do resultado Encceja 2022. A redação Encceja é uma das provas que mais deixam os candidatos apreensivos, isso porque a redação compõe parte da nota final de Linguagens. 

Continue lendo para entender todos os detalhes sobre a redação Encceja.

Quando sai o resultado do Encceja 2022?

Diferente do gabarito, os resultados do Encceja 2022 serão disponibilizados em breve, considerando as edições dos anos anteriores, tudo indica que os resultados serão divulgados nas primeiras semanas de dezembro.

Como é dividida a prova Encceja?

O exame Encceja é composto por 4 provas, onde cada uma delas contém 30 questões objetivas (marcar X) mais a redação.

As provas são:

Ensino Fundamental:

Prova I: Ciências Naturais
Prova II: Matemática
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

Ensino Médio:

Prova I: Ciências da Natureza e sua Tecnologias
Prova II: Matemática e suas Tecnologias
Prova III: Linguagens, códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para saber mais sobre a prova Encceja, datas, horários e funcionamentos, clique aqui!

Qual a nota mínima para a minha aprovação?

Para ter a sua aprovação no Encceja 2022, é necessário que você atinja a nota mínima de 100 pontos em cada disciplina. Porém, em Linguagens, o aluno precisa, além dos 100 pontos na prova objetiva (assinalar X), tirar a nota mínima de 5 pontos na redação, que vale 10.

Como é a prova de redação Encceja ?

Para redação Encceja, é necessário muita prática para dominar as regras básicas que ela exige. A redação do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é semelhante à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nela, é cobrado do candidato a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. Então vamos para os pontos chaves que você precisa se atentar para escrever uma boa redação.

Texto dissertativo Argumentativo:

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que tem como objetivo defender uma ideia central, um ponto de vista, a partir da argumentação. Ou seja, você apresentará a sua opinião, que é algo subjetivo, sobre o tema apresentado na redação do Encceja. Então, você precisa apresentar argumentos consistentes para defender a sua tese, buscando o convencimento do leitor. 

Tema:

Você precisa escrever o seu texto com base no tema proposto. Preste atenção nas palavras- chaves, desenvolva bons argumentos para defender a sua tese, mas não fuja no tema, porque isso pode prejudicar a sua nota, podendo ter sua nota zerada.

Título:


Não é necessário colocar título na redação Encceja, porém, caso você decida inserir, precisa estar de acordo com a norma padrão. Caso opte por colocar título, escreva-o na linha número 01 e comece o texto na linha número 02.

Estrutura:

A redação é dividida em três partes, sendo elas, introdução, desenvolvimentos e conclusão. Na introdução você irá apresentar seu tema e a sua tese sobre ele, no desenvolvimento você escreverá os seus argumentos para defender a sua tese, opinião. E por fim, na conclusão, você vai mostrar a solução, o que deve ser feito para melhorar a situação, essa é a proposta de intervenção, respeitando sempre os direitos humanos. Você pode fazer dois parágrafos de desenvolvimento, assim, seu texto vai ficar com 4 parágrafos no total.

Normal padrão:

Muita calma e atenção na hora de fazer o seu texto, escrever da forma correta é imprescindível. Atenção aos acentos, sinais de pontuação e à escrita das palavras.

Quantidade de linhas: 

Caso a sua redação conte com menos de 7 linhas, ela receberá nota zero automaticamente, independente do conteúdo presente no texto. Quanto mais bons argumentos, informações e conteúdo, mais você transmitirá sua competência argumentativa. 

O que eu posso fazer com a nota Encceja?

Há muitos caminhos para se seguir depois de ter em mãos a sua aprovação no Encceja, o certificado da prova Encceja vale proporcionalmente ao diploma emitido pelas escolas de ensino regular.

As oportunidades são diferentes para aqueles que prestaram Encceja Ensino Fundamental e Encceja Ensino Médio, desde ingressar no mercado de trabalho mesmo não tendo concluído o ensino médio até graduação, veja aqui os caminhos que você pode seguir.

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS