No Brasil, existe uma grande porcentagem de pessoas que não finalizaram seus estudos e, consequentemente, não possuem o diploma do Ensino Médio.
Para muitos esse é um sonho que pode parecer inalcançável, mas nós queremos te mostrar que existe um processo muito mais fácil do que você imagina. Continue lendo para entender melhor!
O Ensino Médio no Brasil
De acordo com a pesquisa mais recente do IBGE (2022), quase metade da população adulta do Brasil não tem o diploma do Ensino Médio (46,9%), sendo que 24% não chegou a completar nem mesmo o Ensino Fundamental.
Foi pensando nessas taxas de evasão escolar e na porcentagem alarmante de pessoas que não concluíram a educação básica, que o Ministério da Educação precisou buscar outras maneiras de incentivar jovens e adultos a terminarem seus estudos.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar do famoso supletivo, mas você sabia que não existe apenas uma única modalidade de supletivo?
Supletivo – EJA
O mais tradicional, conhecido como EJA (ou CEEBJA, CEEJA, etc), se trata de aulas presenciais ou à distância oferecidas pelo governo com o objetivo de ajudar jovens e adultos a concluírem o Ensino Fundamental e Médio.
O “problema” dessa modalidade de supletivo é que, por mais que seja um processo mais rápido do que o ensino quando feito na época da infância e adolescência, continua sendo relativamente demorado.
Em média, cada série da escola que ficou faltando completar, demora 6 meses para ser feita pelo EJA.
Para terminar os estudos pelo EJA, é necessário assistir várias horas de aula ao longo da semana, seja presencialmente ou online, o que pode se tornar muito cansativo e não se encaixar na rotina de grande parte dos jovens e adultos.
E, além disso, podem acabar existindo filas de espera para conseguir entrar em alguma turma, já que há muita demanda e elas começam, geralmente, apenas no início de cada semestre.
Termine seus estudos de forma muito mais rápida
Além do supletivo convencional, também foi criada uma nova maneira de conquistar o tão sonhado diploma do Ensino Médio de uma forma que se encaixa com muito mais facilidade na realidade e no dia a dia de quem busca terminar os estudos depois da adolescência: o Encceja.
O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) consiste em uma única prova, dividida em 4 eixos (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens), além de uma redação dissertativa argumentativa.
Essa prova é aplicada uma vez por ano, em um único dia, em mais de 600 cidades espalhadas por todo o país, além de algumas outras pelo mundo. Todos os participantes realizam a prova no mesmo dia e possuem o mesmo tempo para a resolução.
Para ter a oportunidade de participar é necessário fazer uma inscrição, que também ocorre apenas durante um determinado período do ano.
Se quiser entender mais sobre o assunto, você pode conferir outros conteúdos mais aprofundados que nós temos por aqui:
EJA ou ENCCEJA – Qual o melhor?
MEC lança novidade para terminar os estudos
Ou então, cadastre-se abaixo e vamos te mandar tudo que você precisa saber!