Resultado ENCCEJA 2022: onde acessar:

Facebook
Twitter
LinkedIn

O Encceja é um exame que dá oportunidade para jovens e adultos que não concluíram a escola e agora precisam do diploma de proficiência. O Encceja é um meio rápido e fácil de alcançar isso. O Encceja 2022 foi aplicado dia 28 de agosto, e nas próximas semanas de dezembro os resultados Encceja serão divulgados. Nesse artigo vamos te passar todas as informações sobre o resultado Encceja 2022, como acessar e o passo a passo que você precisa seguir.

Quando sai o resultado Encceja 2022?

O gabarito já foi liberado no site oficial, a plataforma do Inep, para todos os participantes do Encceja 2022. Para ver o gabarito não é preciso fazer login, nem usar senha. O seu login e senha só serão usados na página do participante. 

Vale ressaltar que o gabarito não é o resultado final do Encceja 2022. Então, mesmo que você, de acordo com o gabarito, não tenha acertado um grande número de questões, não significa que não será aprovado! Da mesma forma, mesmo tendo vários acertos, não significa que foi aprovado nas disciplinas. Continue lendo para entender o porquê.

Teoria de Resposta do Item – TRI 

A nota do Encceja é computada usando o método TRI (Teoria de Resposta do Item), o mesmo utilizado para a correção do Enem. É um algoritmo que atribui a nota para cada questão de acordo com o nível de dificuldade. Aquelas que tiveram um maior número de acertos, são consideradas fáceis e, aquelas que têm um menor número de acerto entre os candidatos, são categorizadas como nível difícil.

Sendo assim, mesmo que você tenha um nível considerável de acertos, se não houver coerência, ou seja, acertou mais difíceis e errou a maior parte das fáceis, você recebe uma nota baixa. O contrário também é verdadeiro, fez poucos acertos, mas entre esses, acertou as questões de nível fácil, você pode ser aprovado e receber uma boa nota. O Termine te ajuda a encontrar e focar nas questões que irão te trazer o seu diploma.

Como ver o resultado do Encceja 2022:

A data exata de divulgação do resultado Encceja 2022 ainda não foi divulgada pelo Inep. Geralmente, o resultado é liberado por volta de 100 dias após a realização das provas Encceja. 

Como acessar o resultado Encceja 2022:

Assim que os resultados Encceja forem liberados, você precisará acessar a página do participante para verificar a sua nota. A página solicitará o seu CPF e senha gov, os mesmos usados no momento da inscrição. Logo em seguida, você será redirecionado para página, ali terão todas as suas informações e notas.

Esqueceu sua senha ? Basta seguir uma das opções:

– Entre na página de acesso do gov.br;

– Informe seu CPF e em seguida clique de “Próximo”

– Clique em “Esqueci minha senha”;

– Digite novamente seu CPF, marque a opção “Não sou um robô” e depois em “Continuar”;

Você será direcionado para a opção de redefinir senha. Lá você terá algumas alternativas para redefinir sua senha:
– Email.
– Celular.
– Por internet banking do Banco do Brasil.
– Validação facial no aplicativo gov.br.

Como saber se fui aprovado?

Então, assim que for redirecionado para a página, os seus resultados do Encceja 2022 estarão assim:

Você vai perceber que não há nada falando se foi “aprovado” ou “reprovado”. O que você terá de analisar é se, em cada disciplina, a sua nota atingiu o valor mínimo. 

A nota mínima para aprovação é atingir 100 pontos em cada uma das disciplinas e o valor mínimo de 5 pontos na sua redação. Pegando as notas desse candidato como exemplo, vemos que:

– Aprovado em Ciências Humanos e suas Tecnologias (nota: 112)
– Aprovado em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (nota: 132)
– Aprovado em Redação ( nota:; 8,8)

O candidato tirou uma nota maior do que o valor mínimo para a aprovação, porém, nas outras matérias ele não atingiu o valor necessário:

– Reprovado em Matemática e suas Tecnologias (nota: 90)
– Reprovado em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (nota: 82)

Infelizmente, o candidato não atingiu a nota mínima nessas disciplinas. Porém, o candidato pode emitir o certificado das matérias que foi aprovado e, para aqueles que ainda não alcançaram a nota mínima, ele pode refazer no próximo ano e assim, ter a certificação completa, que tem o mesmo valor dos diplomas emitidos pelas escolas de ensino regular.

Fui aprovado, o que faço com a nota do Encceja?

Há muitos caminhos que você pode escolher traçar após a sua aprovação no Encceja, sendo oportunidades diferentes para os que prestaram o Encceja Ensino Fundamental e os que prestaram Encceja Ensino Médio.

Oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, começar o curso dos sonhos, continuar os seus estudos, são muitas portas que são abertas. Veja mais sobre essas oportunidades pela aprovação no Encceja!

More to explorer

Data encceja

Data Encceja 2024

Muitas pessoas ficam curiosas pra saber a data Encceja 2024, prova que já ajudou milhares de pessoas a terminarem os estudos. Confira aqui!

Resultado Encceja 2023

Resultado Encceja 2023

A maior dúvida que escutamos nesse momento é: quando é que sai o tão aguardado Resultado Encceja 2023? Vem descobrir!

SIGA-NOS