Calendário Encceja 2023 – inscrição, prova e resultado

Facebook
Twitter
LinkedIn

Pela primeira vez, em todos os anos de Encceja, as principais datas do calendário Encceja 2023 foram definidas e divulgadas todas juntas no início do ano. A divulgação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira do dia 02 de janeiro.

O Encceja é um exame no qual, em apenas um dia, você consegue concluir os seus estudos. O Encceja 2023 é uma prova para jovens e adultos que não terminaram os estudos no período adequado e, tendo sido aprovado no Encceja 2023, recebem um certificado de conclusão como o que todas as escolas de ensino regular entregam.

Encceja é para mim?

Bom, se você tem pressa, sim! o Encceja é para você. Claro que, ter pressa e vontade de se inscrever no Encceja 2023 não são os únicos requisitos para poder prestar o exame.

Requisitos:

  • Jovens e adultos que moram no Brasil ou exterior
  • ter idade mínima de 15 anos completos no dia em que a prova será aplicada (Encceja Ensino Fundamental)
  • Ter idade mínima de 18 anos completos no dia em que a prova será aplicada (Encceja Ensino Médio)

Requisitos e informações no momento da Inscrição:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física em seu nome)
  • Data de nascimento
  • Qual nível da prova você irá realizar (fundamental ou médio)

Importante: Caso você não tenha concluído o ensino fundamental e médio,  basta realizar a prova Encceja Ensino Médio para ter o seu diploma que certificará o término dos seus estudos.

  • Local da prova  (cidade e estado)
  • Escolher a instituição de ensino
  • Responder o questionário Socioeconômico
  • Escolher e registrar a senha no momento do cadastro

Atenção: Você sempre usará ela para quando quiser entrar novamente
na Página do Participante  

  • Endereço de e-mail e número de celular válido
  • Informar se você necessita de algum atendimento especial
  • Selecionar as disciplinas que deseja ter a certificação 

Atenção: Para ter o seu diploma em mãos, é necessário ter a formação em todas as disciplinas. Caso já tenha realizado a prova Encceja e não tenha alcançado o certificado em todas as matérias, você pode realizar o exame Encceja 2023 somente daquelas que ficaram pendentes.

Preciso alterar algumas informações, como faço? 

Se preciso for alterar alguma informação do formulário, a mudança pode ser feita durante o período de inscrição. Os dados do Questionário Socioeconômico não têm possibilidade de alteração.

Se eventualmente você precisar consultar novamente a inscrição para o Encceja 2023, basta entrar na Página do Participante com seu CPF e a senha de cadastro. Para ter acesso a Página do Participante é preciso ser inscrito no Encceja, lá também é possível ver informações sobre o exame, data, hora e local, assim como o resultado individual do candidato.

Quando abrem as inscrições? 

As inscrições ficaram abertas por uma semana. Se iniciam no dia 22 de maio e se encerram em 02 de junho. Por isso, muita atenção, afinal, não dá para fazer a prova sem se inscrever. Se você perder o prazo, terá de esperar até o próximo ano.

A inscrição para o Encceja 2023 é gratuita, com exceção daqueles que se inscreveram no Encceja 2022, não foram e não justificaram a sua ausência.


Como funciona o exame Encceja 2023?

Como você já sabe, o Encceja te possibilita terminar os seus estudos em apenas um dia. De acordo com o calendário Encceja 2023 o exame será aplicado no dia 27 de agosto, no período da tarde e da amanhã. São ao total 4 provas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha (assinalar X).

O estudante também deverá desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa relacionada a um tema de relevância social, política e cultural. A disciplinas variam de acordo com o nível de ensino:

Encceja Ensino Fundamental:

– Língua Portuguesa;

– Língua Estrangeira Moderna;

– Artes;

– Educação Física;

– Redação;

– Matemática;

– História e Geografia;

– Ciências Naturais;

Encceja Ensino Médio:

– Linguagens; Código e suas Tecnologias e Redação;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • O gabarito da prova será disponibilizado no mesmo dia em que a prova será aplicada (Calendário Encceja 2023: 27 de agosto). O gabarito não é o resultado final da prova Encceja, ele não te ajuda a saber se você foi aprovado ou não, mas é uma ferramenta que você pode usar para ter uma ideia do seu desempenho no exame. 

Local de prova

Na Página do Participante, próximo ao dia de realização do exame (Calendário Encceja 2023: 27 de agosto) o local da prova será informado.

Seu local da prova é longe? Confira o que fazer!

É importante se atentar aos horários de abertura e fechamento dos portões, igualmente com o horário de aplicação do Encceja 2023.

Calendário 2023

Fique sempre atento às datas do calendário Encceja 2023, ao blog e Youtube do Termine. Aqui, além do calendário Encceja 2023, deixamos você sempre informado com as últimas e mais importantes notícias sobre o Encceja 2023. Além de dicas de estudos e tudo que você precisa saber para ter o seu certificado em mãos.

Início das inscrições: 22 de maio;

Último dia das inscrições: 2 de junho;

Aplicação das provas: 27 de agosto;

Divulgação do gabarito: 27 de agosto;

Resultados: 22 de dezembro.

More to explorer

METODOLOGIA que mais aprova no Encceja

Quando se trata de passar no Encceja, a estratégia é tão importante quanto o conteúdo. Descubra a metodologia que mais aprova!

Local de prova Encceja 2024

O Inep divulga os locais de prova algumas semanas antes do exame, em agosto. Isso significa que você terá tempo suficiente para se preparar!

SIGA-NOS